Evento online promove troca de experiências entre representantes de SP e do Reino Unido

Transmissão ao vivo abordou assuntos de diversas áreas, como as mudanças climáticas e as expectativas para a COP-26

sáb, 25/07/2020 - 16h25 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Nesta terça-feira (21), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou da transmissão ao vivo SP Global Meetings: experiências na área de mudanças climáticas. Mediado pelo secretário de Estado de Relações Internacionais, Julio Serson, o evento online contou também com a participação de Vijay Rangarajan, embaixador no Brasil do Reino Unido, sede da próxima Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-26), em novembro de 2021.

A degradação ambiental provocada pelo homem ao longo de décadas alterou de maneira grave o equilíbrio da biodiversidade no planeta. Cientistas vêm alertando que os vírus, como o novo coronavírus, não surgiram do nada. Eles sempre estiveram presentes nas florestas e “hospedados” em animais silvestres.

O secretário Julio Serson reforça que a ação predatória e o desmatamento de florestas, como a Amazônia, aproximam os seres humanos desses patógenos. “O uso de combustíveis fósseis, que impactam diretamente no aquecimento global, também é uma questão que há décadas chama a atenção de cientistas e autoridades no mundo todo. Preocupados, líderes de vários países passaram a condicionar investimentos a políticas claras e efetivas de preservação ambiental”, afirmou.

Preservação ambiental

Em relação ao comprometimento dos países com a preservação ambiental após a pandemia, o secretário Marcos Penido aponta que, entre outras questões, a melhoria da qualidade do ar faz com que a sociedade passe a valorizar mais a natureza nas atitudes do dia a dia. O conceito One Health (Saúde Única) trata sobre a integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a aplicação de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de doenças por meio de esforços regional, nacional e global.

“Diante das preocupações que estamos vivendo, acredito que a sociedade sairá mais consciente sobre a urgência climática do planeta e sobre o enorme valor da biodiversidade. Neste momento, é essencial considerar a preservação da qualidade de vida para que tenhamos modelos de vida social, relações de trabalho, modos de produção e de consumo para uma economia verde e cidades mais sustentáveis”, avaliou.

Em relação à COP-26 que, em razão da pandemia, está prevista para novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, ressalta a grande expectativa para o evento.

“Este é um momento-chave para a agenda climática. Como residência, consideraremos que a COP-26 será bem sucedida se conseguirmos concluir todas as negociações dos textos finais do Acordo de Paris e, principalmente, se implementarmos as ações no mundo real. A transição energética é fundamental para elevar as contribuições para a descarbonização, considerando a adoção de medidas pelas esferas pública e privada”, afirmou.

SP Global Meetings

O SP Global Meetings é uma série de encontros com discussões sobre temas importantes para o Brasil e troca de experiências com a comunidade internacional.