Evento no parque da nascente marca Dia do Rio Tietê

A data é comemorada no dia 22 setembro há 15 anos

sáb, 22/09/2007 - 10h44 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 22, é dia do maior rio do Estado celebrar mais um ano de vida. Neste sábado, 22, o Rio Tietê completa 15 anos. A data simbólica foi definida pela lei estadual número 7.815, de 23 de abril de 1992. O documento também instituiu a “Semana de Preservação do Rio Tietê”, a ser comemorada anualmente na semana do dia 22 de setembro. Ela tem por objetivo mobilizar a sociedade e os poderes públicos sobre a adoção de medidas de preservação e utilização do Rio Tietê.

Um evento em Salesópolis, município que abriga o Parque Estadual da Nascente do Rio Tietê, vai marcar as comemorações. Na ocasião será apresentado o relatório “Inventário de Fauna e Flora de Salesópolis” e, em seguida, os convidados vão ouvir as palavras da Secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena.

Ao final do encontro, previsto para ter início às 10h, o público vai receber mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e visitar o viveiro e a casa de máquinas do Museu de Energia no Parque Estadual da Nascente do Rio Tietê. O parque abrange uma área total de 48 quilômetros quadrados e foi aberto ao público pela primeira vez no dia 22 de setembro de 1996.

O Rio Tietê é o maior e um dos mais castigados rios paulistas. Ele corta o Estado de São Paulo de leste a oeste, de sua nascente em Salesópolis até a foz em Itapura. No dia 21 de fevereiro de 1990 a nascente do rio foi tombada como bem cultural de interesse histórico e paisagístico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arqueológico e turístico do Estado) através da Resolução número 6 – processo 00448/1974.

Manoel Schlindwein

(I.P.)