Evento no Museu Índia Vanuíre aborda cultura e questões indígenas

Atividade gratuita ocorrerá em Tupã, no interior paulista, nesta sexta-feira (31), com participação aberta ao público

ter, 28/05/2019 - 17h54 | Do Portal do Governo

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela ACAM Portinari, promoverá uma nova edição do Cultura e Questões Indígenas em Foco, na próxima sexta-feira (31), em Tupã, no interior paulista.

A participação é gratuita no evento, que busca que jovens e adultos reconheçam a contribuição dos povos indígenas para a formação do Brasil. A ação será uma roda de conversa com os participantes após a exibição do episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”.

No documentário, trechos do filme “Sertão, Entre os Índios do Brasil Central”, de Genil Vasconcelos, mostrarão o primeiro contato de índios Xavantes, da região Centro-Oeste, com não índios, na década de 1950.

Ainda serão apresentadas cenas do filme “Guerra de Pacificação na Amazônia”, de Yves Billion, que aborda os impactos sofridos pelos índios do noroeste do Brasil pelo contato com as frentes de expansão, na década de 1970.

Os interessados devem comparecer no dia e horário indicados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-2333.