Evento na Esalq discute integração lavoura-pecuária

Participantes terão oportunidade de perceber que propriedades agrícolas necessitam de alternativas para intensificar o uso da terra na sustentabilidad

dom, 23/03/2008 - 13h21 | Do Portal do Governo

Atualmente, sistemas mistos de exploração de lavoura e pecuária têm chamado a atenção pelas vantagens que apresentam em relação aos sistemas isolados de agricultura ou de pecuária. Para orientar pesquisadores, profissionais e estudantes da área, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), o Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ 2008) e a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ), realizarão o I Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária, em 28 e 29 de março.

Durante o acontecimento, os participantes terão oportunidade de perceber que as propriedades agrícolas, em geral, necessitam de alternativas que possam intensificar o uso da terra e aumentar a sustentabilidade dos sistemas de produção com melhoria da renda.

A integração lavoura-pecuária (ILP) consiste na diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão de atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que há benefícios para ambas como maximizar racionalmente o uso da terra, da infra-estrutura e da mão-de-obra, diversificar e verticalizar a produção, minimizar custos e diluir os riscos.

Coordenado pela pesquisadora Patrícia Menezes dos Santos (Embrapa), Raul Machado Neto, Carlos Guilherme Silveira Pedreira e Luiz Gustavo Nússio, docentes da ESALQ, o simpósio reunirá palestrantes da Andef, Embrapa, Fazenda Experimental Coamo, Projepec Consultoria Agropecuária, Unesp Botucatu e da própria ESALQ.

O investimento para participação do evento, com atividades durante os dois dias, das 8h às 18h, será de R$ 50,00 (estudantes) e R$ 100,00 (profissionais). O Simpósio acontece no Centro de Treinamento de RH do Departamento de Zootecnia da Esalq (Av.Pádua Dias, s/nº, Piracicaba, SP).

Informações e inscrições pelos telefones (19) 3417-6604 ou 3417-6601, pelo site www.fealq.org.br ou e-mail cdt@fealq.org.br

Da USP

C.M.