Evento: Mostra sobre vencedores do 20º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Mobiliários e utensílios práticos e requintados podem ser vistos a partir de quarta-feira, dia 6

seg, 04/12/2006 - 12h10 | Do Portal do Governo

Mobiliários e utensílios práticos e requintados podem ser vistos, de 6 de dezembro a 21 de janeiro de 2007, na mostra dos vencedores do 20º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. A competição anual premia o que há de mais criativo e inovador no design brasileiro.

 Nesta edição, o júri priorizou os produtos sob o ponto de vista utilitário, além da competência do desenho e do processo produtivo. “Por meio de uma competição deste porte, é possível descobrir o que está sendo produzido e pensado na área do design nacional”, diz Cláudio Ferlauto, presidente do júri da premiação. “De uma certa forma, também dá para prever o que será consumido no mercado brasileiro”, completa.

 Foram 11 trabalhos selecionados em meio a 578 inscrições. Artistas de vários estados do Brasil enviaram peças, que foram divididas nas categorias: Mobiliário, Utensílios, Equipamentos Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção, Novas Idéias/Conceitos e Trabalhos Escritos, Iluminação e Têxteis e Revestimentos. Trabalhos não premiados, mas que se destacaram completam a exposição.

  Alguns dos projetos que o público pode conhecer é o Balde para Garrafas, de Rubens Simões e Cleber Luiz da Ré. Levou o primeiro lugar na categoria Utensílios. Suas formas arredondadas facilitam o manuseio e suas curvas e formas suaves dão requinte ao objeto.

 Outra curiosidade é o carro Ventura, vencedor da categoria Novas Idéias/Conceitos. A proposta de seu criador Sergio Velloso é um automóvel à vela que pode ser usado tanto no ambiente terrestre como no aquático, com fácil transposição de um para outro. Na categoria Trabalhos Escritos, o prêmio foi para o livro Análise do Design Brasileiro: entre Mímese e Mestiçagem, de Dijor de Moraes. A obra se destacou por sua fundamentação e analise abrangente do design brasileiro.

 Uma lavadora de roupas que consome o mínimo de energia elétrica; uma confortável e moderna poltrona; uma mesa com tampo de alumínio usado em revestimentos de construções; um aparelho celular que funciona dentro de elevadores e túneis; uma coleção de facas de múltiplas funções; e até um pequeno nebulizador caseiro também podem ser vistos na mostra.

Da Secretaria da Cultura

 

(AM)