Evento: Mostra no Memorial da América Latina destaca arte de grafiteiros em mural

Objetivo é mostrar ao público a produção de artistas especializados em pinturas de grandes dimensões

seg, 22/01/2007 - 11h53 | Do Portal do Governo

A exposição de grafite Spray: O Novo Muralismo Latino-Americano fica em cartaz até o dia 28, na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina. O intuito é mostrar ao público a produção de artistas especializados em pinturas de grandes dimensões.

Esse pessoal ganhou destaque a partir da experiência bem sucedida do grafite paulistano nos últimos anos. Eles realçam os muros da cidade com a diversidade de estilos e originalidade pictórica.

A mostra é composta de 13 painéis, um dos quais tem 20 metros de largura. Os outros são menores, de 7 x 3,5 metros. Os murais foram pintados por Speto, Kboco, MZK, Pato, Renan Cruz, Fefê, Highraff, Ciro, Prozac, T. Freak e Jey.

No quadro maior foi organizado um painel coletivo com a colaboração de cerca de 20 grafiteiros, coordenados pelos artistas SHN e Sesper. Nesse espaço, eles inseriram desenhos e cartazes de lambe-lambe (propaganda popular colada em postos e muros que destaca shows, circos e venda de ouro, entre outros).

A exposição é organizada em duas etapas. A primeira foi aberta em 25 de novembro com a participação de 11 artistas. Quinze dias depois iniciou-se a mostra atual, com mais 11 participantes.

Marginalizados

“Queremos inserir novos artistas de murais na tradição artística latino-americana e reconhecer a contribuição cultural deles para o desenvolvimento do País”, frisa Eduardo Saretta, um dos curadores. De acordo com Saretta, esses jovens costumam ser marginalizados pelos críticos de arte.

Os grafiteiros deixam sua marca na história da arte contemporânea como representantes do muralismo, categoria importante nas Américas, cujos destaques são o mexicano Diego Rivera e o brasileiro Di Cavalcanti. Os demais curadores da mostra são Mariana Pabst Martins e Baixo Ribeiro. A exposição é organizada por Adriana Beretta.

SERVIÇO

Spray: O Novo Muralismo Latino-Americano

Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina (portões 1, 5 e 6) – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do Metrô). Até o dia 28, de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas. Telefone: (11) 3823-4600. Entrada franca.

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)