Evento: Missão chinesa visita Secretaria da Fazenda para conhecer sistema tributário paulista

Integrantes da comitiva chinesa assistiram, nesta sexta-feira (24/11), a uma apresentação da estrutura da área tributária em todo o estado

sex, 24/11/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de conhecer o funcionamento do sistema tributário do estado de São Paulo, uma missão chinesa esteve nesta sexta-feira (24/11) na Secretaria da Fazenda. Os integrantes da comitiva chinesa assistiram a uma apresentação da estrutura da área tributária em todo o estado, como são aplicados e cobrados os impostos estaduais, especialmente o ICMS, e também como é a distribuição e utilização desses recursos.

Os chineses tomaram conhecimento também de como é estruturado o sistema tributário brasileiro, com a aplicação de impostos federais, estaduais e municipais, bem como a  distribuição do produto dos impostos entre os entes governamentais e a carga tributária no país e no estado de São Paulo.

O vice-ministro da Administração de Tributação do Estado (SAT), Xu Shanda, disse que o motivo da viagem da missão era conhecer o sistema tributário e a divisão dos impostos em diferentes lugares. Ele explicou que já haviam passado pela Argentina e também estiveram em Brasília, onde receberam informações no Senado sobre as leis que disciplinam a aplicação e cobrança de impostos.

A Secretaria da Fazenda apresentou também um vídeo do governo estadual, com locução em mandarim, com informações sobre a infra-estrutura, parque industrial, comércio, serviços públicos, estatísticas e outros dados sobre o estado de São Paulo e seu potencial para investimentos.

O vice-ministro Xu Shanda estava acompanhado do diretor geral de faturamento de impostos do SAT, Li Samjian, do diretor geral de departamento do SAT da província de Shaanxi, Zhao Heng, do diretor geral do Departamento Local de Impostos da província de Shaanxi, Jeang  Feng, do vice-diretor da Divisão do Departamento Internacional de Impostos do SAT, Feng Lizeng, e do secretário do vice-ministro, Wang Wenqin.

A missão chinesa foi recebida pelo secretário adjunto da Fazenda, Roberto Yamazaki, que estava acompanhado do chefe de gabinete, Antonio Fazzani Bina, e do coordenador da Administração Tributária, Henrique Shiguemi Nakagaki, além de outros técnicos da Fazenda.

Do site da Secretaria da Fazenda