Evento: Meninos do Projeto Guri encerram programação natalina do “Viver no Parque”

Apresentação será neste domingo (17/12), no Parque da Juventude

dom, 17/12/2006 - 11h05 | Do Portal do Governo

O projeto Viver no Parque encerra a programação de natal neste domingo (17/12), no Parque da Juventude. Cerca de 90 alunos do projeto Guri – Pólo Julio Prestes se apresentam, a partir das 11 horas, sob a regência do maestro Tasso Bangel. O grupo executará Fantasia Mozartiana, de W. A. Mozart; Seleção Natalina, Fantasia Sertaneja, Fantasia Bossa Nova, Fantasia Nordestina, Fantasia Paulista e Fantasia Natalina, de autores diversos

Hoje, também, será concluída a árvore de Natal, confeccionada ao longo deste mês pelos participantes da oficina de Arte Sucata, sob a coordenação do arte-educador Carlos Gomes. Instalada em frente a marquise do Parque Esportivo, com 6 metros de altura por 4 de diâmetro, a árvore consumiu 1800 garrafas PET, 200 latinhas de alumínio, 6 chapas de pulmão, 120 CD’s. O mastro central é de sucata de ferro e na base foram utilizadas outras 800 garrafas PET.

Completam as atividades sete oficinas de lazer e cultura, ministradas a partir das 9 horas, com duas mil vagas gratuitas para o público. Neste mês, várias aulas trataram de temas natalinos. Vale destacar que a montagem da árvore natalina teve o  apoio  da  Água  Fresca  e  da  Compli  –  Comércio de Sucatas.                                                                                         

Viver no Parque: fruto de iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens e moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. Entre setembro e novembro, o Viver no Parque beneficiou diretamente cerca de 18 mil pessoas. Neste período, a freqüência do público aumentou nos finais de semana e feriado, saltando de 47 mil pessoas em setembro para 67 mil em novembro.

Projeto Guri: Organização Social sem fins lucrativos, promove em 11 anos de atuação a inclusão social e cultural por meio do ensino coletivo da música, desenvolvendo a sociabilidade, a auto-estima e o senso de cidadania de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, além de incentivar o interesse pelas artes. Presente em mais de 350 pólos abertos à comunidade, sendo 49 instalados na Febem, o projeto atende 46 mil alunos. Criado pela Secretaria de Estado de Cultura, é gerido atualmente pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo.

Histórico: O Projeto Guri surgiu em 1995, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, com a missão de resgatar, por meio do aprendizado musical, a cidadania de crianças oriundas de famílias de baixa renda, transformando a cultura e a arte em instrumento de inclusão social. No mesmo ano, os primeiros 180 alunos apresentavam concerto com repertório elaborado: Bachianas Brasileiras, Bolero de Ravel e Beethoven. Seis meses depois, o Guri já se transformara em referência no desenvolvimento da auto-estima de centenas de adolescentes. Foi quando ganhou sua primeira unidade no Complexo Tatuapé, da Febem. Em 1998, é  implantado um pólo no Pontal do Paranapanema. O Projeto Guri disponibiliza, gratuitamente, cursos de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, viola caipira, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral.

Oficinas: são sete oficinas ministradas aos finais de semana e feriados: Contador de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança (de salão, rua e urbana), Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches. Durante a semana há, ainda, aulas de Yoga e Tai Chi Chuan, de terça e quinta, e quarta e sexta, das 9 às 10 horas, respectivamente, com 25 vagas. Para participar basta comparecer antes do início das atividades.

Arte Sucata: um dos destaques deste mês é a árvore de Natal instalada em frente a marquise do Parque Esportivo, que tem 6 metros de altura por 4 de diâmetro.  O mastro central é de sucata de ferro e os enfeites são feitos com garrafas PET, entre outros materiais.

Teatro de Fantoches e Contador de Histórias: as duas oficinas abordarão histórias relacionadas ao Natal, celebrando a paz, o amor e a fraternidade.

Danças Urbanas: nesta modalidade de dança, um grupo que se formou nas aulas da Fase II do projeto, prepara uma coreografia com o tema da dança urbana. A apresentação final será hoje. Há ainda aulas de dança nas modalidades “Dança de Salão” e “Street Dance”

Jardinagem: além de ministrar noções de jardinagem, esta atividade trabalha questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude. Oferece um Pronto Socorro de Plantas e cursos como Horta e Temperos Orgânicos para Pequenos Espaços, Cuidar de plantas com o que você tem em casa e Jardinagem para Crianças e Adolescentes.

Recreação Circense: são oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a confecção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

SERVIÇO

PROJETO VIVER NO PARQUE – PROGRAMAÇÃO DE NATAL

Oficinas de lazer e cultura

Horários:  das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Yoga (3ª. e 5ª.) e Tai chi chuan (4ª. e 6ª.): 25 vagas por dia, das 9h às 10h.

Inscrições gratuitas na hora

Apresentação Projeto Guri – Pólo Júlio Prestes: dia 17/12 (domingo), às 11h

Parque da Juventude

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)

Informações nos sites: www.sejel.sp.gov.br e www.juventude.sp.gov.br