Evento: Memorial exibe série de filmes para celebrar os 453 anos de São Paulo

Programação da Videoteca inclui as produções A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, e Carandiru, de Hector Babenco

seg, 15/01/2007 - 13h05 | Do Portal do Governo

Em janeiro, quando a cidade de São Paulo completa 453 anos, o Memorial da América Latina exibe série especial de filmes nacionais (em DVD e VHS) sobre a capital. As sessões ocorrem de segunda a sexta-feira, às 10, 12 e 15 horas, e aos sábados, às 10h30 e 12h30. A entrada é franca.

As produções são exibidas simultaneamente, em todos os horários, e o público escolhe o título que deseja assistir. A videoteca, instalada na biblioteca do Memorial, é composta de cinco cabines com televisores. Cada cabine comporta quatro ou cinco pessoas.

Programação:

Dias 16 (terça-feira) e 31 (quarta-feira)

O Grande Momento, de Roberto Santos. Com Gianfrancesco Guarnieri. Filme rodado no Brás, trata de noivo que enfrenta dificuldades para custear últimos preparativos no dia de seu casamento.

São Paulo S/A, de Luís Sérgio Person. Com Walmor Chagas, Eva Wilma e Otelo Zeloni. Homem vive conflito entre seus valores e interesses em São Paulo, no auge da fase desenvolvimentista.

O Corintiano, de Milton Amaral. Com Mazzaropi, Elizabeth Marinho e Lúcia Lambertini. Filmado na Vila Maria Zélia, retrata torcedor fanático do Corinthians que briga com filhos e vizinhos.

Dia 17 (quarta-feira)

O Rei da Noite, de Hector Babenco. Com Paulo José, Marília Pêra, Vick Militello, Yara Amaral. Trajetória de um boêmio paulistano que namora três irmãs e casa-se com a mais velha. Ao mesmo tempo, se envolve e explora Pupi, a rainha da noite.

Lição de Amor, de Eduardo Scorel. Com Lilian Lemmertz, Rogério Fróes e Irene Ravache. Baseado em Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade, retrata São Paulo dos anos 20, quando governanta alemã dá aulas particulares e lições de amor ao filho de empresário.

O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade. Com José Dumont, Célia Maracajá e Barros Freire. Polícia de São Paulo confunde cantor de cordel com criminoso.

Dia 18 (quinta-feira)

Onda Nova, de José Antonio Garcia e Ícaro Martins. Com Carla Camurati, Vera Zimmerman, Tânia Alves, Regina Casé, Patrício Bisso. Vida conturbada de garotas que fundam time de futebol feminino.

A Próxima Vítima, de João Batista de Andrade. Com Antônio Fagundes, Louise Cardoso, Mayara Magri, Gianfrancesco Guarnieri, Othon Bastos. Maníaco assassina prostitutas do Brás e repórter de TV investiga o caso.

Estrela Nua, de José Antonio Garcia e Ícaro Martins. Com Cristina Aché, Selma Egrei e Carla Camurati. Atriz famosa comete suicídio e é substituída por jovem iniciante. Gradualmente, sua personalidade se confunde com a da mulher morta.

Dia 19 (sexta-feira)

Judeus em São Paulo, da TV Cultura. Imigrantes relatam história de judeus em São Paulo.

A Hora da Estrela, de Suzana Amaral. Com Marcélia Cartaxo e José Dumont. Macabéa, jovem nordestina, consegue emprego em São Paulo, faz amizade e se relaciona com um conterrâneo.

Cidade Oculta, de Chico Botelho. Com Carla Camurati, Arrigo Barnabé, Cláudio Mamberti, Celso Saiki, Jô Soares, Chiquinho Brandão. Misteriosa dançarina de cabaré se envolve com bandido e fica na mira de policiais corruptos.

Dia 20 (sábado)

Anjos do Arrabalde, de Carlos Reichenbach. Com Betty Faria, Clarisse Abujamra e Irene Stefania. Três professoras da periferia de São Paulo tentam sobreviver em meio a miséria, violência e problemas afetivos.

As Bellas da Billings, de Ozualdo Candeias. Com Almir Sater e José Mojica Marins. Vida de profissionais marginalizados nas ruas de São Paulo. Cantor iniciante de música sertaneja se envolve com rapaz intelectualizado, cuja família é problemática.

Anjos da Noite, de Wilson Barros. Com Zezé Motta, Antônio Fagundes e Marco Nanini. Na noite paulistana, personagens procuram amor e aventura.

Dia 23 (terça-feira)

A Dama do Cine Shangai, de Guilherme de Almeida Prado. Com Maitê Proença e Antônio Fagundes. Homem conhece mulher misteriosa num cinema, parecida com a atriz principal do filme em cartaz.

Fogo e Paixão, de Isay Weinfeld e Márcio Kogan. Excursão pelos pontos turísticos de São Paulo, mostra galeria de tipos estranhos.

Sábado, de Ugo Giorgetti. Com Maria Padilha, Otávio Augusto, Giulia Gam e Tom Zé. Prédio construído nos anos 30 no centro de São Paulo fica desordenado na década de 90: elevadores quebrados, mortes, cultos, roubos e uma série de eventos cômicos e surrealistas.

Dia 24 (quarta-feira)

Quem Matou Pixote?, de José Joffily. Com Joana Fomm, e Roberto Bomtempo. História real de Fernando Ramos da Silva, famoso ao estrelar o filme Pixote (1980), de Hector Babenco. Sem sucesso na carreira artística, garoto pratica crimes até ser morto.

Até que a Vida nos Separe, de José Zaragoza. Com Alexandre Borges, Betty Gofman e Júlia Lemmertz. Amigos bem-sucedidos na profissão e mal resolvidos no amor vivem diversos dramas pessoais.

Cronicamente Inviável, de Sergio Bianchi. Com Umberto Magnani, Cecil Thiré e Dira Paes. Apresenta seis personagens e suas dificuldades para sobreviver em meio ao caos da sociedade brasileira.

Dia 26 (sexta-feira)

Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-Retratos), de Paulo Sacramento. Detentos filmam cotidiano da Casa de Detenção do Carandiru antes de ser desativado.

Carandiru, de Hector Babenco. Com Luis Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves, Ailton Graça, Maria Luísa Mendonça. Dia-a-dia de um médico que atende no presídio do Carandiru.

Dia 27 (sábado)

Duas Vezes com Helena, de Mauro Farias. Com Fábio Assunção e Duda Mamberti. Jovem se apaixona por esposa de seu mentor. Após 25 anos ele descobre a verdade sobre aquele relacionamento.

Uma Outra Cidade, de Ugo Giorgetti. Depoimentos de poetas sobre a cidade de São Paulo nos anos 50 e 60.

Contra Todos, de Roberto Moreira. Com Leona Cavalli, Ailton Graça, Silvia Lourenço. Família paulistana enfrenta problemas como traições dos pais e rebeldia da filha.

Dia 30 (terça-feira)

Nina, de Heitor Dhalia. Com Guta Stresser e Myrian Muniz. Jovem precisa lidar com a agitada vida de São Paulo e se envolve num crime.

Cabra-Cega, de Toni Venturi. Com Leonardo Medeiros, Débora Duboc e Jonas Bloch. Durante a ditadura, militante político ferido se esconde na casa de um amigo e cria-se clima de tensão e desconfiança entre eles.

Cosmópolis: São Paulo dos Imigrantes, de Camilo Tavares, Otavio Cury e Cói Belluzzo.

Investiga a agitada vida paulistana pelo universo de seus habitantes, como comerciantes árabes e judeus, ambulante boliviana e repentistas nordestinos.

SERVIÇO

O Memorial da América Latina fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do Metrô).

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)