Evento internacional sobre física teórica conta com apoio da Unesp

Terceira edição da iniciativa reuniu cerca de oitenta participantes do Brasil e de vários países latino-americanos

ter, 18/09/2018 - 15h02 | Do Portal do Governo

Por meio do Instituto de Física Teórica (IFT), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) esteve presente na organização da 3ª edição da escola internacional Journeys into Theoretical Physics. Realizado em julho, o evento reuniu cerca de oitenta participantes do Brasil e de vários países latino-americanos.

Vale destacar que a iniciativa foi concretizada em 2016, pela colaboração do International Centre for Theoretical Physics, South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) e do Perimeter Institute for Theoretical Physics, do Canadá. Mais recentemente, o Center for the Physics of Biological Function (Princeton), dos Estados Unidos, integrou a organização.

Ao longo de uma semana, a escola oferece imersão em assuntos da física teórica, promovendo interação entre estudantes e docentes. Além disso, os que tirarem as melhores notas nas provas finais podem conseguir bolsas de pós-graduação no IFT, podendo passar um ano na Princeton University ou no Perimeter Institute.

Parceria

A parceria para a realização desse evento nasceu da vontade dos pesquisadores Nathan Berkovits, diretor do ICTP-SAIFR, e Pedro Vieira, integrante do Perimeter Institute e do ICTP-SAIFR/IFT-Unesp, de atrair alunos de excelência da América Latina para os programas de pós-graduação. e promover o crescimento do instituto, que por sua vez incrementaria a qualidade de estudantes e cientistas.

“Aqui, o aluno tem condições excepcionais para fazer um doutorado, com escolas e workshops a toda hora. É um ambiente ótimo, comparado com qualquer outra universidade na América Latina”, explica Pedro Vieira.

“Essa escola atrai estudantes de todo o continente. Os alunos têm a chance de vir e nos conhecer, mas também de interagir entre si e formar grupos que podem se tornar grupos de pesquisa, além de criar uma comunidade conosco, o Perimeter e a Princeton”, afirma Nathan Berkovits.

A aluna Kathia Marcela Campo, da Universidad de Antioquia, da Colômbia, avaliou positivamente o evento. “A semana foi fantástica. Esses eventos são importantes porque abrem nossos olhos para o que está acontecendo na Física. Isso nos ajuda a ter vontade de continuar estudando, de fazer um mestrado e um doutorado”, ressalta.

“Minha experiência foi incrível. Os cursos foram completos e consegui aprender muito”, avalia a estudante Diana Marcela García, da Universidad Nacional de Colombia. “Algo importante foi que o nível das aulas é para alunos que querem entrar no mestrado; é raro encontrar eventos com esse público-alvo, em geral o foco são os alunos do doutorado, ou pós-doutorado”, salienta.