Evento: Instituto de Zootecnica realiza Congresso Brasileiro de Biometeorologia

Simpósio foi encerrado no último dia 11, em Ribeirão Preto

seg, 24/04/2006 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoveu, de 9 a 11 de abril de 2006, o IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia com a finalidade de trazer à sociedade brasileira novos conceitos e tecnologias, que ajudem a minimizar os efeitos climáticos adversos sobre a saúde, ao reduzir a poluição ambiental, melhorando a produtividade agropecuária e gerarando novas oportunidades de emprego e uma melhor distribuição de renda. O evento foi no Espaço Cultural do Campus da USP (antiga Capela), em Ribeirão Preto/SP.

 A Biometeorologia é uma ciência que visa especificamente estudar os efeitos dos fatores atmosféricos sobre os organismos vivos, sendo um dos ramos da Ecologia e da Climatologia. Em termos gerais, ocupa-se dos efeitos do estresse climático e das estratégias de modificação ambiental, com o intuito de minimizar o efeito do ambiente climático sobre os seres vivos e melhorar o seu desempenho orgânico.

Em relação ao ser humano, a Biometeorologia ocupa-se dos efeitos diretos e indiretos das variações atmosféricas e climáticas sobre a saúde, com destaque para as áreas da pneumologia, da alergologia, da otorrinolaringologia, da cardiologia, da neurologia e da endocrinologia, entre outras. Também envolve estudos a respeito dos impactos decorrentes da atividade humana sobre a atmosfera e o meio ambiente natural, além de ocupar-se do conforto térmico humano no que diz respeito ao planejamento arquitetônico e urbanístico.

A relação da Biometeorologia com a produção animal está diretamente associada à interação entre animais e ambiente, envolvendo a influência dos efeitos meteorológicos e climáticos sobre a produção e o comportamento animal. Estas interações assumem uma importância fundamental, quando se consideram as relações entre o bem estar animal e a segurança alimentar juntamente com as relações interdisciplinares entre o meio e o setor produtivo.

  Quanto à área vegetal, o desenvolvimento de novas tecnologias é imprescindível para possibilitar a redução dos impactos negativos das mudanças climáticas e das adversidades meteorológicas sobre os vegetais em geral. Neste contexto, a Biometeorologia vem ganhando uma crescente importância.

Lisley Silvério  da Assessoria de Imprensa do IZ

C.A.