Evento: Instituto de Zootecnia realiza leilão de reprodutores em Sertãozinho

Também será apresentado resultados da 56ª PGP Sistema Progenel 2006

sex, 10/11/2006 - 21h02 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ), vinculado a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), realiza, dia 11 de novembro, sábado, a partir das 8h30, em Sertãozinho (SP), no CAPTA Bovinos de Corte do IZ, leilão de 150  reprodutores de bovinos de corte. Os animais participaram da tradicional Prova de Ganho de Peso (PGP), ocorrida na unidade de pesquisa do IZ, em Sertãozinho (SP).

Os animais que passaram pela 56ª PGP, que tem contribuído com o melhoramento genético das raças Nelore, Guzerá, Gir e Caracu, serão leiloados com a organização da Leilopec – Leilões e Projetos.

“O leilão finaliza uma grande oportunidade para apresentar animais de valores genéticos comprovados do Programa de Seleção do Instituto de Zootecnia”, destaca a equipe de pesquisadores do CAPTA Gado de Leite.

56ª PGP – Este ano de 2006, a Prova de Ganho de Peso teve a participação oficial de 334 animais de seis raças – caracu, Gir, Guzerá, Nelore padrão e Nelore mocho, Santa Gertrudis – provenientes de 81 criadores, sendo: 162 animais convênio IZ/FUNDEPAG (81criadores) e 172 animais pertencentes ao plantel do Instituto de Zootecnia (EEZ de Sertãozinho).

Esses animais foram confinados pelo período de 168 dias, classificados em seis grupos: Elite, Superior, Superior Mediano, Regular, Comum e Inferior. Classificaram como ELITE: seis Caracu; dois Gir;  quatro Guzerá; cinco Nelore Mocho e 30 Nelore Padrão e três Santa Getrurdis.

Os animais classificados Elite das raças Nelore Mocho e Nelore Padrão foram julgados quanto a caracterização racial e conformação corporal, sendo: 12 animais selecionados para participar da 3ª fase do Programa Nacional de Avaliação Genética de Reprodutores Zebuínos (PROGENEL).

A Prova de Ganho de Peso, realizada no Centro APTA Gado de Corte do IZ (antiga Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho), desde 1951, caracteriza-se como relevante instrumento na seleção para peso pós-desmama e ganho de peso em bovinos de corte.

Como esses dois atributos são altamente herdáveis, os animais que se destacam na PGP, pelo seu melhor desempenho, são considerados melhoradores de plantéis, podendo transmitir parte dessa superioridade à sua progênie.

Sumário dos touros Nelore dos rebanhos selecionados do IZ em 2006

Com o resultado do trabalho de Seleção, do IZ em Sertãozinho, reconhecido em todo o Brasil, os touros Nelore IZ têm se destacado em Sumários de touros da raça Nelore. Entretanto, alguns reprodutores usados no experimento de seleção foram vendidos, ou tem sêmen disponível em centrais de inseminação, mas não possuem informações em sumários de touros, e por esta razão é disponibilizada esta avaliação genética, realizada dentro dos rebanhos Nelore fechados da CAPTA Gado de Corte (Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho).

A avaliação genética foi feita considerando-se todas as informações disponíveis de desempenho dos animais e o pedigree completo, em que os animais base são os pais dos touros e matrizes usados entre 1976 e 1980. Os touros foram usados por dois, no máximo três anos no IZ, sendo acasalados com aproximadamente 20 fêmeas/ano, e, portanto, possuem número pequeno e fixo de filhos. Na Tabela 1 está disposto um resumo das informações usadas na avaliação dos touros.

Serviço

Evento: IZ realizará leilão de reprodutores IZ, em Sertãozinho e será apresentado resultados da PGP Sistema Progenel 2006

Data: 11 de novembro de 2006

Hora: 8h30

Local: CAPTA Bovinos de Corte – Estação Experimental de Zootecnia

Endereço: Rod. Carlos Tonani, km 94 – Sertãozinho- SP

Assessoria de imprensa do Instituto de Zootecnia

C.A.