Evento: Estrada para a Cidadania leva peça teatral a estudantes do interior do Estado

Programa de educação para o trânsito da AutoBAn apresenta "A menina Aline e o Palhaço Fru-Fru", em Santa Bárbara d'Oeste e Nova Odessa

seg, 21/08/2006 - 11h15 | Do Portal do Governo

O programa de educação para o trânsito da AutoBAn, Estrada para a Cidadania, apresenta na segunda-feira (21/08), em Santa Bárbara d’Oeste,  e na terça-feira (22/08), em Nova Odessa, a peça “A menina Aline e o Palhaço Fru-Fru”, encenada pela Vivatrans, de Jundiaí.

O espetáculo será apresentado no Teatro Manoel Lyra, em Santa Bárbara d’Oeste, e na EMEF Professora Alvina Maria Adamson, em Nova Odessa, das 9h às 10h30  e das 13h e 14h30, reunindo 1. 520 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas de Ensino Fundamental dos  municípios  que participam das atividades do programa durante o ano.

A peça tem o objetivo de conscientizar as crianças através da arte, numa abordagem lúdica, sobre a importância de cumprir as regras de trânsito, não pelo medo da punição, mas sim por reflexão ética.

Ela reforça os conceitos básicos sobre segurança, principalmente o comportamento que o pedestre deve ter neste tão complexo movimento social que é o trânsito, já que as crianças participam dele freqüentemente como pedestres.

A peça faz parte do projeto Amigos do Trânsito, desenvolvido pela Vivatrans, reconhecido e recomendado pelo Ministério das Cidades, por intermédio  do DENATRAN, sendo premiado três vezes em concursos de âmbito nacional.

Lançado em 2002 pela AutoBAn, o Programa Estrada para a Cidadania visa a formação de pedestres e futuros motoristas mais conscientes de suas responsabilidades, contribuindo assim para a diminuição do número de acidentes no trânsito. Ele é aplicado anualmente em 300 escolas públicas municipais de 17 cidades da área de abrangência do Sistema Anhangüera-Bandeirantes, envolvendo 2.500 educadores e 75 mil crianças de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. Em quatro anos de atividade, Estrada para a Cidadania já atendeu 314 mil alunos e levou seus ensinamentos a cerca de 700 mil pessoas das comunidades e famílias desses estudantes.

Da Assessoria de Imprensa da Autoban

 

(AM)