Evento: Especialistas no ECA participam de encontro na região de Perus e Pirituba

Esta semana Estatuto da Criança e do Adolescente completa 16 anos

qui, 13/07/2006 - 16h30 | Do Portal do Governo

Um mutirão formado por conselheiros tutelares, educadores e lideranças de bairro estarão reunidos em instituições de ensino da região de Perus e Pirituba nesta sexta-feira e sábado a partir das 8h30 para debater formas eficazes do cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no Estado. O objetivo é proporcionar à comunidade uma oportunidade de conhecimento sobre os direitos previstos no Estatuto que nesta quinta-feira completa 16 anos de criação.

O programa de visitas dos especialistas no ECA denominado Rede Social São Paulo vai até o dia 29 e irá percorrer ao menos mais 29 bairros da cidade. Embora o ECA seja considerado uma das leis mais modernas nem sempre há sintonia no trabalho das pessoas responsáveis pela proteção integral das crianças e adolescentes. Por falta de uma unidade de ação, às vezes, processos ou decisões a serem encaminhadas demoram muito mais tempo do que o necessário frustrando até mesmo os defensores do ECA.

A Rede Social São Paulo está baseada no entrosamento entre primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade, ou seja, governos, empresários e organizações não governamentais.

Em 2005 a Rede Social São Paulo realizou um pré-teste em 48 municípios nas regiões de Mogi das Cruzes, Santos e Sorocaba. Nessa ocasião, os participantes diagnosticaram coletivamente os sistemas de que fazem parte, elegeram os principais desafios e construíram planos de ação conseqüentes com o diagnóstico. Para o desenvolvimento desses planos, foram oferecidas a esses agentes quatro Jornadas de Formação sobre os temas relevantes detectados.

A Rede tem vários parceiros, entre eles as Secretarias de Estaduais da Administração Penitenciária, Educação, Fazenda, Justiça e Defesa da Cidadania, Juventude, Esporte e Lazer, Segurança Pública, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Economia e Planejamento, Emprego e Relações do Trabalho e Assistência e Desenvolvimento Social.

O encontro da região de Pirituba e Perus será realizado no CEU (Centro Educacional Unificado) Vila Atlântica na rua Coronel Venâncio Dias, 810 Jaraguá entre 8H30 às 17h30.

Do site da Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

 

(CM)