Evento: Escolas Estaduais recebem prêmio Educação Viária

Idéia é encontrar soluções para os problemas de trânsito no entorno das escolas

qui, 10/08/2006 - 9h53 | Do Portal do Governo

Uma verdadeira aula prática de cidadania foi dada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Educação Viária , nesta quarta-feira, 9/9, na Secretaria de Estado da Educação. Cerca de duzentos alunos e professores vindos das escolas estaduais de quatro regiões do Estado de São Paulo prestigiaram a premiação que pretende implementar ações solidárias, participativas e responsáveis nas escolas públicas. Os objetivos: melhorar o ensino e as condições da comunidade escolar.

Realizada desde 2003, a premiação é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e uma empresa de seguros que envolve professores, estudantes, pais e autoridades municipais. A idéia é encontrar soluções para os problemas de trânsito no entorno das escolas, entre eles, perigos no trânsito, normas que regem o funcionamento do tráfego e as condições da circulação do sistema viário.

Ao todo, três mil escolas estaduais foram inscritas. Destas, 15 escolas foram premiadas com dvd’s, máquinas fotográficas e filmadoras digitais. Este ano serão avaliadas quase três mil escolas estaduais – tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio – que serão premiadas em 2007.

Uma das que tiveram destaque foi a Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves , da região de Votuporanga. O trabalho levou em conta as condições de trânsito, ruas e avenidas do entorno da escola. Também reuniu tabelas com registros, críticas e estratégias para solucionar os problemas encontrados.

Os alunos da Escola Estadual Professor Juca Loureiro , no município de Espírito Santo do Pinhal, se tornaram agentes multiplicadores do projeto. Eles criaram uma Oficina de Educação Viária . É um local itinerante, onde as pessoas encontram materiais de consulta e informações sobre circulação segura na cidade. Além disso, outras escolas puderam ter acesso ao material para promover o intercâmbio de informações e idéias. Daniel Henrique Pascuini, aluno do ensino médio, diz que aprendeu muitas coisas ao fazer parte do projeto.

Sonhos e ideais também foram lembrados pela secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, durante o evento.

Da Secretaria de Estado da Educação