Evento em Campinas debate estratégias de fortalecimento da extensão rural

Profissionais discutiram soluções para aprofundar a integração e o fortalecimento do setor no Estado de São Paulo

seg, 04/11/2019 - 19h42 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Agricultura e Abastecimento

Entre os dias 17 e 18 de outubro, a cidade de Campinas recebeu as atividades do 7º Seminário Paulista de Extensão Rural, organizado pela Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer).

O evento promoveu debate de estratégias de fortalecimento da extensão rural em São Paulo, com a participação de um grupo de extensionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado que atuam na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

Os participantes debateram estratégias para fortalecer a extensão rural, como agente de articulação com os produtores rurais, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, sob a ótica da agricultura regenerativa e da segurança alimentar como molas propulsoras para o desenvolvimento sustentável nas áreas rural e urbana.

“Nosso objetivo foi estimular a reflexão, o debate, a troca de experiências e a consolidação de estratégias para construir uma forte e firme integração e aliança para que, articulados e comprometidos, possamos contribuir com maior efetividade para o desenvolvimento rural com sustentabilidade”, salientou Antônio Marchiori, presidente da Apaer.

Integração

O desejo de aprofundar a integração e as ações conjuntas para o fortalecimento do segmento ficou comprovado na abordagem dos profissionais das diversas entidades presentes, que representam os servidores da extensão rural, da pesquisa, da defesa agropecuária, de apoio ao associativismo e de assistência aos assentamentos rurais.

“Eventos dessa natureza ajudam a uma aproximação de conceitos e experiências. Trazer as diversas experiências dos extensionistas, das entidades acadêmicas e da sociedade civil, favorece o entendimento do trabalho de mediação de conhecimento dos agricultores com o conhecimento técnico e científico para o desenvolvimento da agricultura familiar, que tem papel fundamental na produção de alimentos e na conservação da biodiversidade e dos recursos naturais”, avaliou Alexandre Pires, coordenador do Centro Sabiá, ONG de Pernambuco.

Luiz Henrique Bambini, engenheiro agrônomo da Prefeitura de São Paulo e um dos responsáveis pelas compras da agricultura familiar e agroecológica, destacou a importância da iniciativa pela promoção da intersetorialidade.

“O seminário foi um espaço para que extensionistas, pesquisadores, poder público, produtores e a sociedade civil dialogassem e buscassem entendimento comum sobre temas complexos. Na modalidade de compra institucional, vemos como essas trocas são importantes, principalmente para os agricultores familiares, que têm que participar de um certame complexo e muitas vezes diferente da sua realidade de comercialização”, afirmou.

“As palestras foram excelentes, os depoimentos e as análises dos agricultores no painel da sociedade civil foram assertivos e contundentes sobre a importância do papel da extensão rural no desenvolvimento da agropecuária e do negócio rural, com foco no fortalecimento e melhoria da renda e qualidade de vida das famílias rurais”, enfatizou Beatriz Cantusio Pazinato, diretora da Divisão de Extensão Rural da CDRS.

Associação

Criada em setembro de 2012, em Campinas, durante o I Seminário Paulista de Extensão Rural, a Apaer congrega extensionistas dos setores público e privado, agricultores, professores e pesquisadores.

Para a diretoria, pelo fato de a instituição entender a extensão rural como instrumento não apenas de transferência de tecnologia e conhecimento para o produtor, mas como um trabalho amplo que abrange todos aqueles que atuam de forma a promover a construção do saber com o homem e a mulher do campo, sendo facilitadores no processo de elaboração e acesso às políticas públicas, a base de associados é aberta a todos aqueles que entendem a assistência técnica e extensão rural como instrumento catalisador e agregador de ações, projetos e programas desenvolvidos em uma rede de atores.

Desde a fundação, foram realizados sete seminários e um congresso. Nos últimos anos, a associação tem se consolidado como um espaço de debates, intercâmbio de conhecimentos, elaboração de propostas, mobilização e articulação com instituições e órgãos governamentais, com vistas ao fortalecimento e à valorização da extensão rural.