Evento discute relação entre investidores e empreendedores

Cerca de 120 empresários, professores participaram dos debates nesta terça-feira, 4, na Unicamp

qua, 05/12/2007 - 19h47 | Do Portal do Governo

O II Encontro Unicamp Ventures reuniu nesta terça-feira, 4, em São Paulo, cerca de 120 empresários, professores, alunos e ex-alunos da Unicamp para discutir com investidores e empreendedores as novas tendências e desafios para ambiente de empreendedorismo de base tecnológica no Brasil. “Queremos aproximar agências de fomento com empresários e estudantes que ambicionam se tornar empreendedores, discutindo a perspectiva de cada um”, disse César Gon, presidente do Grupo Unicamp Ventures.

No primeiro painel, Pedro Passos, do BNDES, Janaina Prevot, da Finep, Maurício Lima, da InvestTech, e Luiz Eugênio Figueiredo, da Rio Bravo, responderam perguntas da platéia e apresentaram linhas de investimento Venture Capital, Seed e Fundos, que têm como diferencial não somente aportar recursos, mas também incentivar redes de contato e aprimorar a governança corporativa.

Os investidores destacaram que atualmente há mais capital disponível para investimento no Brasil do que em qualquer outro momento. Entretanto, segundo eles, o empreendedor não sabe qual investimento buscar de acordo com o perfil e o estágio de desenvolvimento de seu negócio. Eles também mencionaram a falta de preparo, de conhecimento na área de negócios e de visão em longo prazo, como dificuldades no momento da busca do investimento.

O segundo painel trouxe a perspectiva dos empreendedores Fabrício Bloisi, da Compera AnyTime, Jorge Steffens, da Datasul, Pablo Cavalcanti, da InMetrics, e Jorge Salomão, da Padtec, moderados por Levindo Santos. Eles concordaram com a necessidade de ter conhecimento em finanças como uma das lacunas e apontaram a falta de investidores “Angel” como um dos principais problemas para o empreendedor brasileiro, já que este tipo de investidor é uma das primeiras formas de apoio financeiro a empresas de base de tecnológica e auxilia na maturidade para a gestão financeira do negócio, além de seu networking.

Sobre o Unicamp Ventures

A II reunião de empreendedores foi uma iniciativa do Unicamp Ventures, grupo que reúne cerca de 200 empresários que já foram alunos, professores ou pesquisadores da Universidade. Segundo Roberto Lotufo, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, o objetivo do grupo é formar uma rede de contatos e, a partir dela, criar um espaço de iniciativas, oportunidades e conhecimentos para empreendedores, tendo a Inova Unicamp como sua interlocutora principal.

Da Unicamp