Evento: Desafios do desenvolvimento sustentável são discutidos em seminário

Coordenador ambiental da ARTESP, Pedro Humberto Romanini, disse que o investimento em rodovias é uma tendência mundial

seg, 29/05/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

Crescimento com planejamento, evitando impactos sociais e privilegiando a qualidade de vida. Quais as diretrizes para alcançar esta meta? A criação de modelos econômicos e políticas ambientais e o apoio recíproco entre diversos órgãos da sociedade, aliado a programas de educação, foram algumas das sugestões apresentadas por especialistas no “Seminário Desenvolvimento Sustentável”, realizado na última quinta-feira (25/05), em Brotas.

O evento, realizado pela Centrovias, reuniu representantes de prefeituras de várias cidades da região, de organizações não-governamentais e de órgãos ligados ao meio ambiente. Público que trabalha diretamente com os temas abordados – plano diretor, transporte, recursos hídricos e turismo – e que pode contribuir para colocar em prática as orientações apresentadas. “O grande desafio da sustentabilidade é crescer, dividir e preservar de maneira equilibrada”, comenta o professor doutor Roberto Braga (Unesp Rio Claro), que falou de “Plano Diretor” sobre vários aspectos. “Mas para crescer é preciso concentrar, e preservar às vezes é o mesmo que concentrar”, destaca.

A necessidade de preservação ficou clara para os participantes quando foram apresentados dados que mostram que mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável, dois bilhões não possuem saneamento adequado e mais de três milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças causadas por águas contaminadas. Números mostrados por Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, que discursou sobre “Recursos Hídricos”. Tema ligado também à palestra da doutora Doris Ruschmann, que aponta o “Turismo” como uma megatendência do século XXI, com o consumo massificado do lazer. “Para isso é preciso dar condições para que o equilíbrio entre interesses econômicos e a proteção ambiental, determinem o nível do crescimento ideal”, acrescenta a consultora. E os novos caminhos são a base do desenvolvimento.

Ao falar sobre “Transportes”, o coordenador ambiental da ARTESP, Pedro Humberto Romanini, disse que o investimento em rodovias é uma tendência mundial. No Brasil somente 10% dos quase 2 milhões de quilômetros de estradas são pavimentados. Romanini comentou também que há impactos desde a fase de planejamento da construção e que por isso mesmo uma série de medidas são adotadas pelas concessionárias e fiscalizadoras para minimizar os danos ambientais. Temas relacionados e uma observação em comum – para conseguir o desenvolvimento sustentável é necessário que todos nós sejamos atores neste processo, apresentando reivindicações, fiscalizando e principalmente, colaborando.

Da Secretaria dos Transportes

C.A.