Evento: Defesa Civil do Estado comemora hoje 31º aniversário

Balanço parcial da Operação Verão comprova que a articulação entre os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil é positiva

sex, 09/02/2007 - 11h41 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (9/2) a Defesa Civil do Estado de São Paulo comemora seu 31º aniversário, trabalhando com atenção redobrada em virtude das chuvas de verão.

O órgão, responsável pela coordenação das ações para prevenir desastres, evitar ou minimizar suas conseqüências, foi criado em 1976 após três incidentes que provocaram centenas de mortes e causaram grande comoção social: enchente em Caraguatatuba (1967) e os incêndios os Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974).

Ações preventivas e de preparação para emergências são primordiais e numa fase mais crítica quando o desastre ocorre, a Defesa Civil atua oferecendo assistência às vitimas, recuperação e reconstrução dos locais danificados.

O trabalho da Defesa Civil é incessante, principalmente no aspecto da prevenção. Em algumas épocas do ano, a grande demanda se volta para o atendimento de desastres ocasionados pelo grande volume de chuvas ou queimadas. Nesta época do ano, por exemplo, o órgão estadual realiza a “Operação Verão”, iniciada em 1º de dezembro de 2006 com término previsto para 31 de março próximo.

Na Operação Verão 2006/2007, iniciada em 1º de dezembro de 2006 com término previsto para 31 de março próximo, atuou em 98 municípios castigados pelas chuvas. Sete pessoas ficaram feridos e 11 morreram, vítimas de quedas de muros, inundações, escorregamentos de encostas, rompimento de galerias, acidentes com raios e erosão. Foi registrado o pico de 607 pessoas desabrigadas.

Dos municípios atingidos, 37 decretaram Situação de Emergência, sendo 15 homologados pelo Estado (Auriflama, Araçatuba, Barretos, Cafelândia, Clementina, Franca, José Bonifácio, João Ramalho, Maracaí, Mococa, Paraguaçu Paulista, Pongaí, Presidente Bernardes, Reginópolis e Santo Antônio do Aracanguá).

O balanço parcial comprova que a articulação entre os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil é muito positiva. Mesmo com índice de chuvas no interior entre de 20 a 30% acima da média. até o momento registra-se redução de 38,89% no número de óbitos, 83,34% no número de feridos e 42,21% no número de desabrigados, em comparação ao mesmo período da Operação Verão 2005/2006.

Neste período um intenso trabalho de articulação de recursos técnicos e humanos é desenvolvido, com preparo e treinamento de equipes municipais e da comunidade; monitoramento meteorológico e pluviométrico, emissão de boletins Meteorológicos e de Alerta os quais são repassados para Prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Regionais de Defesa Civil e Coordenadorias Municipais de Defesa Civil; além da remoção preventiva, sempre que necessário, da comunidade em risco com base em parecer de equipe composta por geólogos, engenheiros, meteorologistas, assistentes sociais e outros profissionais que atuam antes, durante e após os desastres.

A responsabilidade sócio-ambiental, nesse contexto, por meio de parcerias e acordos de cooperação com instituições públicas, privadas e de terceiro setor é um precioso instrumento para melhoria da vulnerabilidade dos cenários frente à possibilidade de desastres, além de possibilitar o exercício de cidadania e solidariedade.

Para suplementar as ações municipais, foram repassados 10.048 itens de material de apoio como cestas básicas, cobertores, colchões, lona plástica, roupas e material de limpeza que representam um investimento em torno de R$ 108 mil.

As obras recuperativas de Defesa Civil, como reconstrução de pontes, de muros de arrimo, galerias de águas pluviais e combate a erosão foram solicitadas, sendo motivo de muita preocupação e esforços por parte da Defesa Civil e do Governo do Estado de São Paulo, tanto que em 31 de janeiro deste ano, o governador José Serra assinou, juntamente com prefeitos de 46 Municípios do Estado, um “Compromisso Técnico para a Celebração de Convênio”, no qual destina mais de seis milhões de reais para obras de recuperação.

Por tudo isso, a prevenção continuará sendo a principal meta e arma da Defesa Civil, com o desenvolvimento de ações integradas, otimizando recursos humanos e materiais, o aprimoramento técnico com parcerias, programas educativos, desenvolvimento de cursos, elaboração de novos Planos Preventivos e lançamento de manuais e cartilhas de orientação à comunidade, várias delas já disponíveis na Internet, em nossa home page (www.defesacivil.sp.gov.br).

Da Defesa Civil do Estado de São Paulo

 

(AM)