Evento debate a situação de redes temáticas da USP

Serão debatidos três temas: Agroenergia e Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Doenças Negligenciadas

qua, 23/09/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) promove a partir desta quarta-feira, 23, o evento USP e as Redes Temáticas – o projeto que faz parte das comemorações dos 75 anos da universidade e integra a Série Fronteiras do Conhecimento. Até sexta-feira, 25, serão debatidos três grandes temas: Agroenergia e Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Doenças Negligenciadas. 

Redes temáticas são sistemas que formalizam a união de pesquisadores e interessados num assunto comum, trabalhando em grupo, ainda que pertençam a diferentes unidades da USP. Duas dessas redes, Mudanças Climáticas e Bioenergia, se encontram em pleno exercício de suas atribuições. A terceira, Doenças Negligenciadas, está em fase final de estruturação. 

Segundo uma das organizadoras do evento, a professora Elizabeth Igne Ferreira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, o estabelecimento das redes e discussões como essa são modos com que a universidade aumenta a capacidade de cumprir uma de suas missões essenciais: “Ao juntarmos pesquisadores e ampliarmos a reflexão sobre esses temas, incrementamos nossa condição de dar respostas positivas à sociedade e contribuir para o desenvolvimento do País”. A Rede Temática de Bioenergia tem significativa participação de docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Na quinta-feira, 24, os pesquisadores ligados à rede participarão do Tour do Etanol, atividade que passará pela Esalq e contará com visitas a empresas ligadas ao setor e usinas de Piracicaba. 

Na sexta-feira, 25, serão realizadas palestras em São Paulo que abordarão temas como bioenergia, tendências e perspectivas do mercado sucroenergético, potencial das florestas plantadas para produção de biocombustíveis e mercado mundial do etanol. “As redes temáticas deverão abrir oportunidades para toda a comunidade técnica e científica da USP, principalmente como espaço de apresentação de projetos junto às agências de fomento e aos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Agricultura”, diz o diretor da Esalq, Antonio Roque Dechen. 

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP