Evento da Sabesp discute sustentabilidade e inovação

Lodo gerado no processo de tratamento da água ganha status de novo produto e alavanca o mercado de soluções ambientais

qua, 13/02/2008 - 10h31 | Do Portal do Governo

A Sabesp realiza nesta quinta-feira, 14,  um evento que reúne duas das mais bem sucedidas iniciativas da empresa: a Audiência de Sustentabilidade e a Audiência de Inovação. Diferente das edições anteriores, este encontro unirá os temas da responsabilidade eco-social e o do desenvolvimento tecnológico, abrindo espaço para a exposição de projetos e aprimorando o conhecimento das equipes da Sabesp sobre um dos mais polêmicos assuntos do saneamento: o tratamento e destinação final do logo gerado nas estações de tratamento de água.

Durante o debate, serão apresentadas alternativas para o uso deste produto, com aplicações em diversos campos da economia, tal como a construção civil e outros.

As apresentações do dia serão:

  • Alternativas de Destinação de Lodos de Estações de Tratamento de Água (ETA), com a professora doutora Dione M. Morita, da Universidade de São Paulo – Escola Politécnica;
  • Técnicas de Incorporação de Lodo de ETAs em Blocos Estruturais e de Vedação, com o professor doutor Ricardo de Lima Isaac, da Unicamp – Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo;
  • Estudo da Estabilização do Lodo da Estação de Tratamento de Água de Taiaçupeba para Utilização em Reaterro de Valas, com a doutora Rita Moura Fortes, da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie.

Além disso, mostrando que mais do que do estudo, a Sabesp está voltada para a oferta e aplicação práticas da questão das soluções, neste dia será formalizado um acordo com a Universidade Mackenzie para o aprimoramento das aplicações do lodo das estações de tratamento de esgoto na construção civil.

AGENDE-SE

I Audiência de Sustentabilidade e Inovação

Local: auditório Tauzer Gardia Quinderé – sede da Sabesp

Rua Costa Carvalho, 300 – Pinheiros – SP

Horário: das 9h às 12h

Presenças: Gesner Oliveira, presidente da Sabesp; Manasses Claudino Frateli, reitor da Universidade Mackenzie, além do corpo diretivo, técnico e autoridades.

Da Sabesp

(I.P.)