Evento: Corpo de Bombeiros realiza Operação Praia Segura

Idéia é alertar a população sobre riscos de afogamento; operação será realizada entre os dias 13 e 16

ter, 13/02/2007 - 9h08 | Do Portal do Governo

De 13 a 16 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros realiza, na estação Brás, a Operação Praia Segura, das 11 às 18 horas. Com o slogan Os Bombeiros Guarda-vidas Subiram a Serra, a corporação pretende alertar os usuários sobre as ocorrências mais freqüentes no litoral, como afogamentos, e passar dicas gerais de segurança.

Além do fluxo de pessoas (são cerca de 350 mil circulando diariamente), a Estação Brás está na rota da Linha E (Luz – Estudantes), que termina na cidade de Mogi das Cruzes – localizada a menos de uma hora de viagem da cidade de Bertioga e de onde partem ônibus para o litoral.

Jet-ski, cadeirão de salvamento da praia completo, com guarda sol, cesto,  flutuador e bote salva-vidas, entre outros equipamentos, invadem a estação para dar uma idéia do trabalho que é realizado em Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.

Quem passar pelo local poderá conferir uma exposição com as imagens do calendário institucional 2007 “prevenção pela educação e arte” e tirar fotos no painel alusivo ao tema da campanha.

Haverá, ainda, a distribuição de material explicativo e de brindes, como calendários e pulseiras para a identificação de crianças. Caricaturas dos visitantes, como se fossem guarda-vidas, também serão confeccionadas na hora.

Perigo

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no ano passado foram registradas 1.419 ocorrências de afogamento, sendo que 36 resultaram em morte.

Ao longo de 20 anos de trabalho foi possível traçar o perfil das vítimas desse tipo de caso: jovens, entre 15 e 18 anos, do sexo masculino, provenientes da Grande São Paulo, que vão à praia passar o dia e não respeitam a sinalização indicativa de perigo ou  a desconhecem.

Serviço:

Operação Praia Segura

Data: 13 a 16/02, das 11h às 18h.

Local: Estação Brás, ao lado da linha de bloqueio (Praça Agente Cícero s/n° – Brás)

Acesso: usuários da CPTM e oriundos da integração com o Metrô têm entrada gratuita. Para quem quiser participar o preço é equivalente a uma passagem de trem.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

 

(AM)