Evento: Começa 17º edição dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros

Mais de 4.500 atletas de vários países competirão em 46 modalidades esportivas

sex, 21/07/2006 - 19h40 | Do Portal do Governo

A 17º edição dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros têm início nesta sexta-feira, dia 21. Mais de 4.500 atletas de vários países competirão em 46 modalidades esportivas, incluindo futebol, boxe, ciclismo, handebol, rifle, skeet, canoagem, basquetebol, golfe, meia maratona, voleibol, boliche e equitação. A novidade dos Jogos de 2006 é a inclusão de três modalidades paraolímpicas: tiro, natação e supino.

O Brasil se junta ao grupo de países realizadores desses Jogos. Até 2004, apenas Estados Unidos, Austrália, Canadá e Emirados Árabes Unidos tinham sediado os JIPB. Representantes de 14 Estados brasileiros estão inscritos, sendo os paulistas, a segunda maior delegação até o momento, seguidos pelos paranaenses, que contam com 140 integrantes.

Histórico

Os JIPB tiveram início em 1971, na cidade de Phoenix (Arizona, Estados Unidos), com o nome de “National Law Enforcement Games”. Já no ano seguinte, a competição agregou atletas de vários países, tornando-se um evento mundial, realizado, desde então, a cada dois anos. De 1971 a 2004, o número de competidores passou, em média, de 100 a 4.500 e o de modalidades, de 15, hoje, é quase 50.

O evento acontece em vários clubes da capital e conta com apoio da Confederação Brasileira de Esportes de Polícias e Bombeiros e das Secretarias da Juventude, Esporte e Lazer,  da Segurança Pública, de Segurança Urbana e a Municipal de Relações Internacionais.

Participam policiais Civis e Militares, Bombeiros, Oficiais de Justiça, Agentes Penitenciários, Agentes da Alfândega e integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, da ativa e aposentados, assim como os respectivos cônjuges.

Do site da Polícia Civil