Evento: 1º Festival de Integração Nipo-brasileiro no Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI

O evento acontece domingo das 9h às 16h

sáb, 05/08/2006 - 14h17 | Do Portal do Governo

No domingo, 6/8, a Unibra – União de Associações Nipo-brasileiras do Sul da Capital vai promover um festival da cultura japonesa no Centro de Cultura, Esporte e Lazer, localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI, das 9:00 às 16:00 horas, com o apoio da Seads – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e do Rotary Club.

O festival é gratuito e aberto ao público e procura promover integração da cultura japonesa com a comunidade. Haverá gincana poliesportiva – corrida de 50 e 100 metros, cabo de guerra, bola ao cesto e apresentação do Rádio Taissô (ginástica esportiva) e Banda Musical. Atividades culturais e de saúde, com exposição de Ikebana (arranjos florais), Oficina de Origami, apresentação de dança típica japonesa, artes marciais, Street Dance, entre outras modalidade da cultura nipo-brasileira e até o Pavilhão da Escola de Samba Brinco da Marquesa, com casal de passistas japoneses também estão programados.

Um mutirão da Saúde organizado pelos Rotary Club Aeroporto, Imigrantes, Ipiranga, Jabaquara com participação de aproximadamente 70 voluntários, rotarianos e profissionais da área de saúde também será realizado no local. Através de parcerias, serão realizados exames de pressão arterial e diabetes, além de palestras sobre higiene bucal, prevenção de ortodontia, trauma dental e fissura lábio palatal, alimentação e nutrição. Os organizadores estão preparando para atender cerca de 2 mil atendimentos no dia.

Na programação consta ainda comidas típicas orientais como o yakissoba, tempurá, sushi e brasileiras como espetos, sanduíches, doces e bebidas. Os visitantes podem a apreciar a área verde do parque inserido em uma reserva de Mata Atlântica com 167 mil m² que possui uma estrutura para a prática esportiva composta por pista de skate, piscina semi-olímpica, três quadras poliesportivas, ginásio coberto, duas quadras de tênis, salas de ginástica, amplos vestiários e trilha para caminhada.

Serviço

Centro administrativo da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, prédio 3. Telefone (11) 5588-4797

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social