Etecs são homenageadas pelo desempenho no Enem 2006

No Brasil, entre as 20 melhores escolas públicas, excluindo as federais, 14 pertencem ao Centro

ter, 08/05/2007 - 14h30 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza foi homenageado nesta segunda-feira, 7, pelo desempenho de suas Escolas Técnicas (Etecs) no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em 2006. As placas de condecoração foram distribuídas em cerimônia em um hotel no bairro Jardins, na Capital, a representantes de 31 unidades que atingiram pontuação acima de 57 na avaliação.

A homenagem foi feita, pelo segundo ano consecutivo, pela Faculdade IBTA, parceira da instituição na capacitação de profissionais. “O Centro Paula Souza é uma referência no ensino técnico. Para nós não foi surpresa encontrá-lo em lugar de destaque também no Ensino Médio. Prestamos essa homenagem porque sabemos que esses alunos bem formados é que farão diferença no desenvolvimento do país”, elogiou Francisco Borges, diretor acadêmico da IBTA.

Segundo a classificação do Enem, na cidade de São Paulo, entre as escolas públicas estaduais, as onze primeiras colocadas são Etecs.

No Estado, oito unidades do Centro Paula Souza ficaram entre as dez melhores instituições públicas. As Etecs ficaram, ainda, em primeiro lugar em 59 dos 71 municípios onde foram avaliadas. O levantamento de 2006 mostra ainda que a Etec de São Paulo (Etecsp) conquistou o 10º lugar entre as públicas de todo o país e o 8º lugar entre todas (públicas e particulares) as escolas da capital. No Brasil, entre as vinte melhores escolas públicas, excluindo as federais, 14 pertencem ao Centro Paula Souza.

Participaram da cerimônia a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, a coordenadora do Ensino Médio, Júlia Falivene Alves, além de diretores, professores e alunos das 31 Etecs.

Para Laura Laganá, o evento mostrou o “reconhecimento da competência e seriedade daqueles que atuam no Ensino Médio. Profissionais que são responsáveis por esse resultado maravilhoso que coloca as Etecs entre as melhores escolas públicas do país”.

Em seu discurso, ela ressaltou também a importância dos alunos no desempenho no Enem. “Além de diretores qualificados, professores bem preparados, temos os melhores alunos do estado, que passam por um processo muito rígido para estudarem em nossas escolas”, avaliou.

Entre os alunos presentes, estava Fernando Alves Medeiros, 18 anos, que concluiu em 2006 o Ensino Médio e o Técnico em Eletroeletrônica, na Etec José Rocha Mendes, em São Paulo. “A experiência de estudar em uma Etec foi fantástica. Além de aprender uma profissão, o Ensino Médio de qualidade nos prepara para nos destacarmos no mercado de trabalho”, comemorou.

Emocionada, Júlia Falivene Alves também viu na cerimônia a oportunidade de integração entre profissionais e alunos. “É importante não apenas vermos nosso trabalho reconhecido, mas também compartilharmos a alegria em um encontro como esse, o que não é comum acontecer. Isso reforça a união entre as unidades para darmos continuidade ao trabalho, para nos sairmos cada vez melhor”, concluiu.

Do Centro Paula Souza