Etecs recebem selo Escola Solidária

Conheça as 14 escolas técnicas premiadas por destaque no ensino

seg, 10/03/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Catorze Escolas Técnicas (Etecs) estaduais mantidas pelo Centro Paula Souza ganharam o selo Escola Solidária 2007, do Instituto Faça Parte.

A premiação acontece em edições bianuais, desde 2003. A idéia é reconhecer e identificar instituições de ensino, públicas e particulares, de educação básica que interagem com a comunidade por meio de atividades e projetos de voluntariado educativo.

Projetos premiados

Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina – Aulas de modelagem em argila para instituições assistenciais da cidade e região.

Etec João Belarmino, de Amparo – Festa junina realizada por meio de um projeto dos professores do ensino médio, alunos da Etec e professores e alunos da APAE de Amparo.

Etec Pedro D´Arcádia Neto, de Assis – O Projeto Nunca é Tarde dá aos alunos a oportunidade de ensinarem o que sabem para um público de 7 a 70 anos, procurando integrar as diferentes faixas etárias.

Etec Machado de Assis, de Caçapava – Por meio do teatro e da música, no Projeto Teatarte, a escola pretende resgatar valores sociais e desenvolver competências em seus alunos.

Etec Prof. José Sant’ Ana de Castro, de Cruzeiro – O projeto de enfermagem, influenciado por campanhas na saúde pública da cidade, permitiu aos alunos aprimorar e trocar experiências sobre a condição da saúde.

Etec Monsenhor Antônio Magliano, de Garça – Professor de Química, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, deu continuidade a um projeto de preservação manancial.

Etec Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, de Ipaussu – Desenvolve campanhas de arrecadação de mantimentos, produtos de higiene pessoal e roupas para instituições de saúde, para alunos carentes e para asilos da cidade.

Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, de Jales – Reformulação do curso técnico em Administração Rural para a gestão no segmento agropecuário, atendendo a demanda por esta qualificação profissional.

Etec Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí – Para pôr em prática o conteúdo teórico do curso de Design de Interiores, a escola criou a brinquedoteca e, desta forma, contribuiu para abrir mais um espaço recreativo no município.

Etec Trajano Camargo, de Limeira – O Projeto Desperte seu Potencial oferece orientação profissional para jovens carentes da cidade, adequando-os ao perfil exigido pelo mercado de trabalho.

Etec Prof. Alcídio de Souza Prado, de Orlândia – Integrar os alunos dos cursos técnicos de administração e de marketing com a comunidade em ações de fortalecimento da cidadania.

Etec Dr. Luiz César Couto, de Quatá – O Projeto Coração Solidário surgiu a partir da reflexão e preocupação da comunidade escolar em relação ao desenvolvimento dos valores éticos, morais e de cidadania, com vistas à melhoria da convivência social, do estimulo à solidariedade e do respeito às diferenças.

Etec Jorge Street, de São Caetano – Projeto de assistência social selecionado pela disciplina de Projeto Técnico Científico (PTC), desenvolvido em grupo.

Etec Paulo Guerreiro Franco, de Vera Cruz – Projeto que integra jovens e idosos da região em temas como a coleta seletiva de lixo. Pretende mostrar a relevância das intervenções ambientais a para a formação de agentes transformadores e multiplicadores na sociedade.

Do Centro Paula Souza