Etecs promovem atividades virtuais no Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos participam de palestras, rodas de conversa e oficina de reciclagem de papel; data é celebrada com atividades pela internet

sex, 05/06/2020 - 15h23 | Do Portal do Governo

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) lembram a data com atividades educativas virtuais, devido ao isolamento social necessário para o enfrentamento do novo coronavírus. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a comemoração em 5 de junho.

A Etec Dr. Dário Pacheco Pedroso, localizada em Taquarivaí, na região de Itapeva, por exemplo, oferece duas palestras online, nas quais especialistas abordam temas como monitoramento de impactos ambientais, políticas públicas e aspectos econômicos da reciclagem.

Neste sábado (6), os estudantes da unidade participam de uma oficina online sobre reciclagem de papel. “Os alunos foram orientados a separar previamente os materiais que encontrarem em casa”, explica a coordenadora do curso técnico de Meio Ambiente, Paula Bagdal. “O envolvimento nestas atividades é uma forma deles entenderem na prática as destinações corretas de cada resíduo”, completa.

O objetivo é que as oficinas se repitam com outros tipos de recicláveis. Estudantes dos cursos técnicos de Agronegócio, Agropecuária, Florestas, Meio Ambiente e Recursos Humanos podem participar por meio da plataforma Microsoft Teams.

Pandemia e meio ambiente

Em Araras, a Etec Prefeito Alberto Feres indicou uma série de audiovisuais para serem assistidos e debatidos pelos estudantes. Os vídeos abordam a relação entre a COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e o meio ambiente.

Já as atividades na Etec de Vargem Grande do Sul terminam nesta sexta-feira (5), com palestra e roda de conversa sobre o tema Perspectiva de futuro ambiental pós-pandemia. Durante a semana, os próprios alunos gravaram vídeos comemorativos e informativos.

Outras iniciativas

Projetos voltados à sustentabilidade e preservação ambiental são tradição entre estudantes das Etecs. Recentemente, alunas da Etec Conselheiro Antônio Prado, de Campinas, desenvolveram o BioAbs, uma alternativa sustentável aos absorventes femininos. Resultado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o projeto também conquistou o segundo lugar no Prêmio Inovar Solvay Rhodia.

Na última edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP), diversos trabalhos de alunos de Etecs trilharam caminho semelhante, entre eles, o cimento ecoeficiente, que se propõe a reduzir impactos ambientais e poupar recursos naturais.