Etecs levam informações sobre a campanha Outubro Rosa à comunidade

Para atender o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, as unidades realizam eventos virtuais sobre o tema

qua, 21/10/2020 - 17h16 | Do Portal do Governo

Ao longo deste mês é celebrado o Outubro Rosa – campanha de conscientização para o controle do câncer de mama – com o objetivo de compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença. Pensando nisso, o Centro Paula Souza (CPS) se engajou na causa e tem promovido eventos para sensibilizar as comunidades das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) sobre a importância do autoexame.

Neste ano, para atender o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, as unidades realizam eventos virtuais. Nesta terça-feira (20), a Etec Padre José Nunes Dias, de Monte Aprazível, convidou a enfermeira Fernanda Novelli Sanfelice para palestra voltada aos alunos e docentes da unidade. Pela plataforma Microsoft Teams, a especialista falou sobre experiências bem-sucedidas nas campanhas de promoção da saúde da mulher e prevenção do câncer de mama.

Em sua página no Facebook, a Etec Prof. Mário Antonio Verza, de Palmital, divulgou material sobre o Outubro Rosa. Durante este mês, estudantes do quarto módulo do curso técnico de Enfermagem publicam em seus perfis nas redes sociais uma mensagem relacionada a um dos cinco tópicos:

– A prevenção está em suas mãos (o autoexame e a importância da mulher conhecer o seu corpo);
– Prevenção: carregue essa ideia no peito (exame de mamografia);
– Quem procura acha. E cura! (informações sobre o câncer de colo de útero e exames preventivos);
– De lenço ou coroa todas as mulheres são guerreiras (a importância do diagnóstico precoce);
– Sim, homens também podem ter câncer de mama (sobre o câncer de mama em homens).

Bate-papo

Na última segunda-feira (19), a Etec Dr. Nelson Alves Vianna, localizada no município de Tietê, promoveu três palestras pela plataforma Microsoft Teams, que fazem parte da programação Outubro Rosa: direitos, relatos e acolhimento.

Em 3 de outubro, a Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, de Santana de Parnaíba, realizou o bate-papo “Você sabe o que é Outubro Rosa? Vamos Conversar?”. A conversa com o enfermeiro Pedro Nascimento da Silva foi mediada pelos professores Leandro Vitório Pereira e Aline Risso.