Etecs inscrevem para o vestibular até o dia 19

A inscrição será realizada apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

dom, 14/12/2008 - 14h46 | Do Portal do Governo

As inscrições para o segundo vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 1º semestre de 2009 vão até o dia 19. O exame acontece em 18 de janeiro. Além das 56.075 vagas já divulgadas no primeiro Vestibulinho, serão oferecidas outras 2.120, sendo 720 para o Ensino Médio e 1.400 para o Ensino Técnico para nove municípios do Estado – Cajamar, Campo Limpo Paulista, Capivari, Monte Mor, Nova Odessa, Peruíbe, Piedade, Porto Ferreira e Registro, além da Capital (Cidade Tiradentes e Santo Amaro).

Essas novas unidades não participaram do primeiro processo seletivo, cuja prova foi no dia 16 de novembro, e por isso terão um calendário especial. Todas integram o plano de expansão para o ensino profissional, uma das prioridades do Governo do Estado.

Já a Etec José Rocha Mendes, no bairro de Vila Prudente, em São Paulo, volta a participar do processo seletivo, desta vez oferecendo o curso técnico de Modelagem do Vestuário no período da tarde.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.

A inscrição será realizada apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, exceto para a unidade de Santo Amaro. No último dia, o prazo termina às 14 horas. Nas nove cidades haverá Postos de Apoio para Inscrição com computador e internet disponíveis a quem não tem acesso à rede. É necessário preencher a Ficha de Inscrição, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 20 (em dinheiro) em qualquer agência bancária. Após cinco dias úteis do pagamento, o candidato receberá, em seu e-mail, a confirmação da efetivação de sua inscrição.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível somente no site.

Etec de Santo Amaro

As inscrições devem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 20 horas, na Etec Zona Sul, até o dia 19. A taxa de R$ 20 deve ser paga, em dinheiro, no ato da inscrição. Os inscritos receberão gratuitamente o Manual do Candidato.

Novas nomenclaturas

Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A relação com os nomes atuais dos cursos está neste site.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Postos de Apoio para Inscrição

Cajamar – Etec Gino Rezaghi: Av. Arujá, 175, Jardim Maria Luiza.

Campo Limpo Paulista – Oficina Pedagógica: Avenida dos Emancipadores, s/nº, Centro.

Capivari – Escola Municipal Augusto Castanho: Rua General Osório, 551, Centro.

Monte Mor – Rua Siqueira Campos, 65, Centro.

Nova Odessa – Paço da Prefeitura Municipal, na Biblioteca: Av. João Pessoa, 777, Centro; e na EMEF Dante Gazzeta: Rua Aristeu Valente, 133, Centro.

Peruíbe – Centro de Convenções: Av. São João, 635, Centro.

Piedade – Rua Bento Xavier, 50, Bairro Paula e Mendes.

Porto Ferreira –EMEF José Gonso: Av. Professor Henrique Júnior, 849, Vila Nova.

Registro – Departamento de Desenvolvimento Econômico e Emprego: Rua Capitão João Pocci, 241, Centro.

São Paulo (Cidade Tiradentes) – Subprefeitura da Cidade Tiradentes, na Praça de Atendimento: Estrada do Iguatemi, 2.751 (exceto sábados e domingos).

São Paulo (Etec José Rocha Mendes) – Rua Américo Vespucci, 1.241 – Vila Prudente.

São Paulo (Santo Amaro) – Etec Zona Sul, na Rua Frederico Grotte, 353 – Jardim São Luiz.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

Do Centro Paula Souza