Etecs e Fatecs serão aplicadoras certificadas de teste TOEIC

Centro Paula Souza comprou 20 mil exames para alunos, docentes e servidores administrativos

seg, 10/10/2022 - 13h00 | Do Portal do Governo

O mercado de trabalho valoriza e muito os profissionais que sabem se expressar em um segundo idioma. O simples fato de saber falar inglês, por exemplo, pode aumentar o salário de uma pessoa em mais de 50%. Isso acontece porque no Brasil ainda são poucas as pessoas fluentes no idioma e a demanda do mercado é cada vez maior. Para testar esses conhecimentos que abrem oportunidades nas empresas, as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estão se credenciando para serem centros aplicadores do Test of English for International Communication (TOEIC).

>A avaliação internacionalmente reconhecida certifica a proficiência em inglês e é muito utilizada pelo mercado de trabalho em todo mundo. Além de ter as Etecs e Fatecs certificadas para aplicar o teste, o Centro Paula Souza (CPS) vai oferecer 20 mil testes para alunos, docentes e servidores administrativos nos próximos três anos.

O teste identifica os pontos fortes e fracos em relação ao nível de proficiência do candidato no idioma. Ele é recomendado para quem usa o inglês para estudos, trabalho ou viagem, além de ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Não há reprovação nos testes aplicados, pois eles permitem avaliar os participantes em diferentes níveis de proficiência, a partir do básico. No Brasil, a Mastertest Global é a distribuidora exclusiva da Educactional Testing Service (ETS) e responsável pelo credenciamento de novos centros aplicadores.

Outro exame bastante conhecido é o Test of English as a Foreign Language (TOEFL), que foi desenvolvido para avaliar o nível de inglês necessário para estudos acadêmicos. Essa certificação costuma ser exigida pelas universidades de outros países para estudantes estrangeiros.