Etecs e Fatecs: alunos escolheram instituições para crescer na carreira

Pesquisa mostra que objetivo dos estudantes é melhorar o desempenho e ascender profissionalmente

seg, 25/04/2016 - 9h34 | Do Portal do Governo

Buscar melhores empregos e crescer na carreira estão entre os objetivos de grande parte dos candidatos aprovados no último processo seletivo do Centro Paula Souza. De acordo com Relatório Socioeconômico divulgado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), para o primeiro semestre de 2016, 58,5% dos convocados pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) esperam melhorar o desempenho e ascender profissionalmente com o curso técnico.

Inscrições abertas para o Vestibulinho das Etecs

Já 24% dos aprovados nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) buscam a graduação tecnológica por possibilitar melhores oportunidades de emprego. Nas Etecs, que aprovaram neste semestre 77 mil estudantes, 64% optaram pelo Ensino Técnico, 27,5% pelo Ensino Técnico Integrado ao Médio e 8,5% pelo Ensino Médio. Cerca de 53% dos alunos tem idade de até 17 anos e é oriunda de escolas públicas (79%). Os alunos do sexo masculino também são maioria, cerca de 52%.

No Ensino Superior Tecnológico, o maior público é do sexo masculino: 70%. A faixa etária predominante é de 18 a 23 anos (53%). Entre os aprovados, 76% estudaram na rede pública e a maior parte deles, 91%, pretende dar continuidade aos estudos, em cursos de pós-graduação, MBA ou mesmo outros cursos superiores, após a formação.

Acesso à internet
Tanto entre aprovados nas Fatecs quanto nas Etecs há predominância de alunos com acesso à internet em casa: 94% e 91%, respectivamente. Os estudantes das unidades do Centro Paula Souza também têm o mesmo perfil de renda: 88% dos convocados para o Ensino Técnico e 78% dos graduandos se mantêm com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Do Portal do Governo do Estado