Etecs: candidatos podem ingressar em uma das 222 unidades no Estado

Mais de 207 mil alunos integram a rede de ensino, que possui 148 cursos técnicos para vários setores da economia nacional

ter, 10/04/2018 - 19h26 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Etec Peruíbe possui 10 salas de aula, 8 laboratórios, auditório, biblioteca, salas administrativas, quadra poliesportiva e teatro arena

Entre 24 de abril e 25 de maio, os interessados em participar do Vestibulinho Etec para o 2º semestre de 2018 poderão realizar as inscrições, por meio do portal do processo seletivo. A seleção é pré-requisito para ingressar em uma das 222 unidades das Escolas Técnicas do Estado (Etecs).

Presentes em 164 municípios paulistas, as instituições atendem mais de 207 mil estudantes nos ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio, com 148 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

São 99 cursos técnicos presenciais, 5 cursos técnicos semipresenciais, 4 cursos técnicos online, 3 cursos técnicos na modalidade aberta, 31 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 6 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade EJA. As Etecs também oferecem duas novas modalidades de Ensino Médio, além do regular: o Ensino Médio com Qualificação Profissional e o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional.

As duas opções de ensino, implantadas nos turnos da manhã ou tarde, buscam atender quem deseja estudar em um único período para ter condições de fazer um estágio, trabalhar ou participar de outras atividades.

Centro Paula Souza

As Etecs são administradas pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A instituição foi criada por decreto-lei de 6 de outubro de 1969, como resultado de um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois e três anos.

Em 1970, começou a operar com o nome de Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET), com três cursos na área de Construção Civil (Movimento de Terra e Pavimentação, Construção de Obras Hidráulicas e Construção de Edifícios) e dois na área de Mecânica (Desenhista Projetista e Oficinas).