Etec do interior inaugura centro de alerta de desastres naturais

Na região de Bauru, é possível antecipar alerta sobre intempéries em tempo real

dom, 03/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Foi inaugurado em dezembro na Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden). Esse centro de monitoramento a intempéries resulta de parceria entre o Centro Paula Souza (autarquia do governo paulista responsável pelas Etecs e Fatecs), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, e a Prefeitura de Cabrália Paulista, com o apoio da Casa Militar do Governo do Estado.

Com o Ciaden, será possível antecipar o alerta sobre intempéries, em tempo real, na região de Bauru. O projeto está vinculado ao Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Sismaden), desenvolvido pelo Inpe.

A Defesa Civil de Cabrália Paulista é a primeira do Brasil a utilizar o Sismaden. A partir de um banco de dados criado por esse sistema, é possível alertar a Defesa Civil de cada município da região para evitar ou minimizar tragédias causadas por furacões, granizo, enchentes, deslizamentos de terra ou fogo devido à seca. Um software possibilita estimar se determinada quantidade de chuva provocará enchentes ou se a falta de chuvas provocará incêndios. Detectada a proximidade de desastre natural, o sistema gera alerta com até 48 horas de antecedência, transmitido por celular e e-mail. Essa rapidez permite diminuir o impacto dos acidentes.

Geociências 

Além da população regional, a iniciativa beneficia particularmente alunos e professores da Etec e pesquisadores das mudanças climáticas. A Etec de Cabrália Paulista será a primeira instituição de educação de nível médio do País a participar de um projeto de estudo sobre o aquecimento global vinculado à plataforma de estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU). No aspecto pedagógico, o Ciaden será ferramenta essencial para o ensino de geociências aos alunos, tanto do ensino médio como do técnico, e proporcionará estrutura de pesquisa e atualização profissional nas áreas de geoprocessamento, de meteorologia e de meio ambiente. Será também uma unidade de formação de técnicas preventivas para integrantes da Defesa Civil dos municípios e um centro de referência e orientação climática para as atividades agropecuárias de toda a região central do Estado.

Da Agência Imprensa Oficial e do Centro Paula Souza