Etec de Vargem Grande do Sul ganha quadra poliesportiva coberta

Foram investidos R$ 837 mil na construção da quadra que tem arquibancada e vestiários

sex, 12/03/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Será inaugurada nesta sexta-feira, 12, pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a quadra poliesportiva coberta da Escola Técnica (Etec) de Vargem Grande Sul. Para a construção da quadra, que conta com arquibancada e vestiários, o governo do Estado investiu R$ 837 mil.

Implantada no 1° semestre de 2008, a escola tem mais de 500 alunos matriculados. No último vestibulinho, a unidade ofereceu 120 vagas para o Ensino Médio e 160 vagas, distribuídas em três cursos técnicos: Administração, Informática e Nutrição e Dietética. No total, 625 candidatos disputaram as 280 vagas oferecidas. A maior procura foi registrada no curso de Administração: 3,7 candidatos por vaga.

A Região Administrativa de Campinas conta com 31 Etecs, nos municípios de Aguaí, Americana, Amparo, Araras, Atibaia, Campinas (duas unidades), Campo Limpo Paulista, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Hortolândia, Itatiba, Itapira, Jundiaí (duas unidades), Leme, Limeira, Mococa (duas unidades), Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Mor, Nova Odessa, Piracicaba (duas unidades), Pirassununga, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul. A região também possui sete faculdades de Tecnologia (Fatecs), nos municípios de Americana, Bragança Paulista, Indaiatuba, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim e Piracicaba.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao levantamento do ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento