Etec de Fernandópolis recebe investimentos de R$ 6,3 milhões

Investimento será feito em obras de reforma e ampliação da escola

dom, 28/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, vistoriou as obras de reforma e ampliação da Escola Técnica (Etec) de Fernandópolis no sábado, 26.  A unidade recebeu R$ 6,3 milhões em investimentos do governo do Estado para realização de reformas gerais e adaptações em laboratórios. As obras tiveram início neste mês e deverão estar prontas no primeiro semestre de 2011.

Os investimentos preveem a construção de um novo bloco, que vai abrigar oito salas de aulas, sala de desenho, sala de eventos, auditório, laboratório de informática, oficina mecânica/laboratório e sanitários. A Etec também passará por reforma e adequação do bloco existente, com a construção de uma nova portaria voltada para a Avenida Getulio Vargas, reforma e construção de cobertura para a quadra poliesportiva, construção de vestiários, construção de cabine de força, implantação de iluminação externa, nova pavimentação, construção de muro de arrimo, fechamento de divisa e projeto de paisagismo.

A Etec de Fernandópolis tem mais de 655 alunos matriculados. No vestibulinho para o primeiro semestre de 2010, a Etec ofereceu 80 vagas para o Ensino Médio e 200 vagas divididas em quatro cursos técnicos: Administração, Açúcar e Álcool, Informática e Informática para a Internet. A maior procura foi registrada no curso técnico de Informática, no período noturno, que teve a relação de 5,5 candidatos por vaga.

No total, a Região Administrativa de São José do Rio Preto conta com oito Etecs (nos municípios de Catanduva, Fernandópolis, Jales, Mirassol, Monte Aprazível, Novo Horizonte, São José do Rio Preto e Votuporanga) e com três Fatecs (em Catanduva, Jales e São José do Rio Preto).

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento