Etec de Cabrália Paulista vai produzir energia alternativa

O total de recursos investidos é de cerca de R$ 480 mil

seg, 28/07/2008 - 21h17 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, vai começar a produzir energia a partir do gás metano, gerado por um biodigestor (foto da página principal) desenvolvido dentro da escola, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O início da produção está previsto para agosto.

Inicialmente, o gás metano vai alimentar os fogões do refeitório da Etec. Depois da instalação de um gerador, o equipamento será capaz de produzir energia elétrica que será utilizada na iluminação dos alojamentos.

Alunos do Ensino Médio e dos cursos técnicos em Agricultura e Informática, e quatro professores, estão envolvidos com o projeto. O biodigestor é alimentado por uma rede de esgoto e, por meio do tratamento dos dejetos, produz o gás.

Para Lourenço Magnoni Júnior, diretor da Etec, a concepção do equipamento, que ficará para a escola, é uma iniciativa importante tanto para os alunos quanto para a sociedade. “Vai promover o estudo da bioenergia, que é uma fonte de energia a ser valorizada nos próximos anos, além de oferecer uma nova possibilidade de reestruturar o saneamento básico, uma vez que permite tratar o esgoto transformando os dejetos animal e humano em biofertilizante que, por sua vez, substitui a utilização do adubo químico na agricultura”.

Este é o primeiro biodigestor anaeróbico criado para avaliar a viabilidade tecnológica deste tipo de geração de energia, proporcionando a análise dos custos da construção em escala industrial.

O total de recursos investidos é de cerca de R$ 480 mil. Além da Embrapa, estão envolvidos no projeto a Prefeitura de Cabrália Paulista, e as empresas Firestone Building Products Latin America e Ecosys (representante da Firestone, em Bauru).

Do Centro Paula Souza

(M.C.)