Etec Bento Quirino prepara atividades de semana antirracismo

Oficinas virtuais incluem exibição de filmes e debates sobre aspectos da discriminação racial e as consequências na sociedade

ter, 06/10/2020 - 16h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Reprodução/CPS
Semana de Atividade Antirracismo da unidade ocorre em novembro, próximo ao Dia Nacional da Consciência Negra

A Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, localizada em Campinas, realiza entre esta segunda (5) e sexta-feira (9) uma série de atividades online direcionadas a promover o debate sobre racismo. O objetivo é preparar os estudantes para a 1ª Semana de Atividade Antirracismo da unidade, prevista para ocorrer na semana em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

As oficinas virtuais incluem exibição de filmes e outros conteúdos audiovisuais, e rodas de conversa para abordar diferentes aspectos da discriminação racial e suas consequências no Brasil e em outras partes do mundo. Alunos de todos os cursos podem participar.

“O racismo é um problema estrutural de toda a sociedade e o ambiente escolar não está dissociado dela. Por esse motivo, é importante fomentar essa discussão para constituir uma educação que conscientize os jovens para uma cultura de inclusão e respeito às diferenças”, explica uma das professoras responsáveis pela Semana de Atividade Antirracismo, Tânia Campanholo.

De acordo com o diretor da Etec, Luiz Gonzales, o evento já entrou para o calendário oficial da unidade. “Teremos todo ano uma semana de combate ao racismo para que toda a comunidade escolar se aproxime da reflexão e amplie suas perspectivas sobre esse problema”, salienta.

Também participam da organização do evento os professores Mariana Arduíno, Marina Groschitz, Matheus Prazos e Simone Luna.