ETE Hortolândia entra em fase de pré-operação

Secretária de Saneamento e Energia e diretoria da Sabesp vistoriaram as obras

ter, 10/02/2009 - 14h13 | Do Portal do Governo

A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, esteve na segunda-feira, 9, em visita técnica às obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Final de Hortolândia, acompanhada pelo presidente da Sabesp, Gésner Oliveira, e pelo Diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini, além de técnicos da empresa e membros da comunidade local.

A ETE Hortolândia, que já entra em fase pré-operacional de testes, é composta por um sistema de pré-tratamento com duas peneiras rotativas e duas caixas de areia mecanizadas. O sistema de tratamento é formado por três lagoas aeradas, em cadeias flutuantes, três lagoas de decantação e outras três de maturação, de onde o esgoto segue para um tanque de contato para aplicação de cloro. Nesta primeira etapa de operação, com início previsto ainda para o primeiro semestre, a ETE tratará 315 l/s, o que equivale à coleta de 20% do esgoto do município. Na segunda fase, com conclusão programada até o final do ano, a estação de tratamento passará a tratar 50% do esgoto do município. A totalidade do esgoto deverá ser tratada até 2012.

O projeto, num total de R$ 33,7 milhões, contempla também a implantação de cerca de 17 quilômetros de coletores-troncos e o remanejamento de redes, interligações e ligações domiciliares de esgoto em oito bairros do município: Vila Real, Vila São Pedro, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Nova Hortolândia, Jardim das Colinas, Remanso, Fátima e Santa Isabel. O projeto prevê o atendimento à população total do município e ao complexo penitenciário de Campinas/Hortolândia, que comporta 10 mil presidiários, por um período de 10 anos. Os recursos são provenientes da Sabesp e do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (PRODES), da Agência Nacional de Águas.

“A conclusão desta obra é um marco importante para Hortolândia, um grande pólo industrial regional, que conta há mais de 10 anos com a prestação de serviços da Sabesp. Entregaremos, em breve, esta ETE pronta para o município, assim que as instalações entrarem em operação definitiva”, ressaltou a secretária Dilma Pena.

Da Secretaria de Saneamento e Energia