Estudos sobre o zebrafish passam a serem divulgados em blog

O projeto tem o objetivo de promover comunicação e integração

qui, 11/10/2018 - 16h19 | Do Portal do Governo

Está no ar desde o mês de julho o site oficial da Rede Zebrafish. O projeto tem o objetivo de promover comunicação e integração, além de fomentar colaborações entre pesquisadores que estudam o peixe “Paulistinha”, ou também conhecido como peixe-zebra. Essa espécie vem sendo usada para muitos estudos científicos por conta de sua semelhança genética com o ser humano (70%).

“A ideia é que todos que pertencem à rede possam divulgar seu trabalho, interagir com outros pesquisadores e informar sobre o que está acontecendo, como publicação de artigos, palestras e congressos sobre o tema”, explica Mônica Lopes, diretora do Laboratório Especial de Toxinologia e coordenadora da Plataforma Zebrafish.

O pesquisador que quiser fazer parte do blog deve, necessariamente, utilizar o zebrafish em seus estudos. O próximo passo é realizar um cadastro no site para que uma comissão possa analisar a ficha e aceitar a participação. Os aprovados receberão um contato para envio de conteúdo a ser publicado no blog e já estarão integrados ao site.

Desde que a Plataforma Zebrafish foi inaugurada no IB, em 2015, uma rede de pesquisadores começou a ser formada. Através de e-mails e grupos em aplicativo de mensagem, esses cientistas trocavam informações, mas de forma descentralizada. Percebendo a necessidade de uma estrutura melhor, Mônica Lopes teve a ideia de criar um site e consolidar uma identidade para a rede.

“A rede vem para possibilitar o encontro entre o pesquisador consolidado e aquele que está começando a estudar o peixinho, pois acredito que dessa forma o trabalho em equipe aconteça de forma mais rápida e eficiente” afirma a pesquisadora.

Atualmente a rede é formada por cerca de 50 pessoas distribuídas em 25 instituições por todo o país. A partir do momento em que todos migrarem para o blog, será criado um mapa indicando a localização de todos os profissionais, mostrando o real tamanho da rede.