Estudo revela que remuneração de técnicos formados pelas Etecs aumenta 22,2%

Hoje remuneração média dos técnicos formandos é de 2,2 salários mínimos

sex, 25/12/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os técnicos formados pelas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais estão ganhando mais. É o que revela o relatório mais recente do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula Souza, divulgado este mês. Na pesquisa anterior, os ex-alunos tinham remuneração média de 1,8 salário mínimo. Agora, a média é 2,2. O aumento de 22,2% está acima do índice de inflação – cerca de 4% — entre agosto de 2008 e setembro de 2009, quando o levantamento foi feito. A empregabilidade continua na faixa das pesquisas anteriores, 73,7%. O SAI também revela que 87,7% dos técnicos têm vínculo formal de trabalho.

“Os números evidenciam a importância da educação profissional para a estabilidade econômica do País. Apesar da gravidade da crise mundial, cujo auge foi justamente no período em que a pesquisa foi realizada, nossos técnicos conseguiram manter os índices de empregabilidade e ainda apresentaram um considerável aumento de remuneração”, declara o vice-presidente do Centro Paula Souza, César Silva.

As áreas que mais empregam são: indústria (24,7%), serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%), agropecuária 3,8%. Os 10% restantes estão empregados em outras áreas.

O grau de satisfação é alto: 82,9% dos formados declararam que o curso atendeu às suas expectativas. “Os indicadores demonstram que estamos no caminho certo, atendendo às demandas dos diversos setores produtivos e, principalmente, dos jovens que buscam um futuro melhor”, conclui Roberta Froncillo, responsável pela Área de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza.

Participaram da pesquisa ex-alunos formados pelas Etecs em 2007. O objetivo do SAI é conhecer a situação profissional dos técnicos um ano depois da conclusão do curso.

Do Centro Paula Souza