Estudo revela preocupação dos homens com o câncer de próstata

Pesquisa realizada no ‘Hospital do Homem’ revelou que 80% dos pacientes aceitaram fazer o exame que ajuda identificar a doença

qui, 03/05/2012 - 18h54 | Do Portal do Governo

Um levantamento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista, mostrou que a maioria dos homens permitiu que o médico urologista realizasse o exame físico retal, popularmente chamado de “toque”.

“A cultura tem mudado e rapidamente, mas ainda tem muito pra mudar. A maioria dos homens fez o exame. Com maior atenção à saúde, hoje em dia é rotineiro que os pacientes entre 65 e 70 anos façam um check-up, para se prevenir de diversas doenças, principalmente do câncer na próstata”, ressalta o médico chefe do Centro de Saúde do Homem Dr. Joaquim Claro.

O estudo realizado em 2011 contou com a participação de mais de 15 mil homens com idade entre 45 e 70 anos, que passaram em consultas médicas com os grupos de oncologia e patologia da próstata no ambulatório de urologia do hospital. Deste total, cerca de 80% já conheciam o exame e sua importância na detecção precoce do câncer de próstata, e aceitaram a atuação do especialista. Os 20% restantes, cerca de três mil pacientes, não fizeram o exame.

Já quando a análise em questão é laboratorial, via exame de sangue, o pedido é bem aceito por todos os homens. O teste de PSA (antígeno prostático específico) mede os níveis desta substância e serve como um marcador biológico no diagnóstico das doenças da próstata, como a hiperplasia benigna (aumento benigno do órgão) ou o câncer de próstata.

O Dr. Joaquim Claro ainda ressaltou a importância da realização dos dois exames, tanto o teste de sangue como também o físico retal. “São exames complementares para ter um diagnóstico adequado. Essa associação consegue diagnosticar com mais de 90% os casos da doença”.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais mata. O diagnóstico precoce é fundamental no combate a patologia e facilita, inclusive, o tratamento tornando-o menos invasivo. A partir dos 45 anos, a realização de um check-up anual vira obrigação para toda a população masculina.

Do Portal do Governo do Estado