Estudo mapeia estrutura de atendimento aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual

Levantamento será realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)

qui, 28/02/2008 - 12h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação realiza a partir da segunda quinzena de março um completo mapeamento das cerca de 5.500 escolas estaduais. Além da quantidade de alunos por sala, o estudo, que acontecerá em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), irá averiguar toda estrutura física das unidades.

Será o mais completo estudo sobre as escolas estaduais realizado nos últimos anos, de maneira qualitativa e quantitativa. São 12 blocos de perguntas. O objetivo da Secretaria é reorganizar a rede estadual de ensino, atualizando e verificando os dados hoje existentes. Os dados serão finalizados ainda neste ano.

A pesquisa será centrada nos diretores de escolas, responsáveis pela organização de cada unidade. Além de dados básicos, como alunos por turno e por classe, espaços das escolas e infra-estrutura para os alunos, a coleta de dados mapeará rendimento escolar, práticas didáticas, relacionamento com comunidades locais e desafios a serem enfrentados.

“São Paulo tem uma rede imensa, com 5,5 mil escolas. Estamos atualizando os dados, para atendermos cada vez melhor os cerca de 5,5 milhões de alunos. Queremos avaliar como está a acomodação da demanda e, se necessário, adotar ações para a melhoria do atendimento. A prioridade é a qualidade no aprendizado”, afirma a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A pesquisa terá duas fases. Inicialmente todos os diretores responderão via internet a questionários, acessando o site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br. Em seguida, a Fipe irá a campo para verificar as condições de escolas. “É importante que tenhamos um novo mapa, completo, apontando o que precisa ser alterado, ampliado ou reorganizado”, diz a secretária Maria Helena.

 

Secretaria da Educação

(I.P.)