Estudo indica que café depois do almoço diminui risco de diabetes

Entre as quase 70 mil mulheres avaliadas, as que tomaram um copo pequeno ou mais na refeição tiveram risco 34% menor de ter a doença

qui, 08/04/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Estudo francês com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) encontra indícios de que quem toma café na hora do almoço tem menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. A pesquisa analisou quase 70 mil mulheres. Entre elas, as que tomaram um copo pequeno ou mais de café na refeição tiveram risco 34% menor de desenvolver a doença.

Esse é o resultado do pós-doutorado de curta duração (três meses) da nutricionista Daniela Sartorelli, cursado no Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, na França, com financiamento da Fapesp. Daniela analisou dados referentes a 69.532 professoras francesas do ensino público, entre 41 e 72 anos de idade. Pesquisadores franceses interessados em estudar a relação entre dieta e doenças crônicas, como o câncer e diabetes tipo 2, acompanharam essas mulheres, em média, durante 11 anos. Durante esse período, elas consumiram café com ou sem açúcar, cafeinado ou não.

Ao analisar esses dados, a nutricionista concluiu que mulheres que bebiam 125 ml (miligramas) de café tiveram risco 34% menor de desenvolver a doença. Entretanto, o risco não diminuiu para quem tomou café fora do horário de almoço.

Sem leite

No período que participaram do estudo, 1.415 docentes tiveram o diagnóstico da doença. Entre as mulheres que tomavam pelo menos um copo pequeno (125 ml) de café na hora do almoço, 374 desenvolveram diabetes. Mas atingiu 1.051 das mulheres que bebiam menos ou nenhum café durante a refeição.

As que consumiam em outros horários não tiveram incidência menor de diabetes. O mesmo vale para mulheres que ingeriram chá. Os pesquisadores não conseguiram avaliar o efeito do café expresso ou instantâneo, devido ao pequeno consumo dessa bebida. Na França, o café é menos concentrado que no Brasil – para cada 100 ml de água, usa-se em média 5,5 gramas de pó de café. Por aqui, utiliza-se de 8 a 10 gramas do produto para a mesma quantidade de água.

Daniela explica que ainda faltam estudos para que os profissionais de saúde possam dizer que beber café na hora do almoço previne diabetes.  “Ainda precisamos avaliar maior número de estudos para chegar a uma recomendação. Há pesquisas de intervenção em andamento em algumas partes do mundo e estes resultados poderão esclarecer os mecanismos envolvidos no efeito da bebida no risco de diabetes”, afirma Daniela, professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Há duas explicações possíveis para entender por que apenas o café na hora do almoço teve relação com o menor risco de diabetes. O café pode ter diminuído o risco de diabetes por retardar ou reduzir a absorção de uma parte da glicose adquirida no almoço. Ou pode ter protegido o organismo da diabetes porque depois do almoço a bebida foi ingerida sem leite. A nutricionista explica que a adição de leite neutraliza o efeito das propriedades antioxidantes do café. O estudo mostrou que apenas o café sem leite reduziu o risco de desenvolver diabetes.

Da Agência Imprensa Oficial