Estudo do Procon-SP revela elevação dos juros bancários

Taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial apresentaram alta em relação ao mês anterior

ter, 15/02/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Após meses de relativa estabilidade, verificada desde o final do ano passado, especialmente no último trimestre, as taxas de juros voltaram a subir. Destaque para a modalidade cheque especial que, em pontos percentuais, apresentou a maior variação positiva desde julho do ano passado (quando também apresentou aumento de 0,16 p.p. em relação ao mês anterior).

No empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,39% a.m., superior a do mês anterior que foi de 5,34% a.m., o que significa um acréscimo de 0,05 ponto percentual.

As altas verificadas nas taxas de empréstimo pessoal foram:

Itaú – alterou de 6,02% para 6,30% a.m., o que significa um acréscimo de 0,28 ponto percentual, representando uma variação positiva de 4,65% em relação à taxa de janeiro;

Bradesco – alterou de 6,00% para 6,04% a.m., o que significa um acréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,67% em relação à taxa de janeiro;

No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 9,29% a.m., superior a do mês anterior que foi de 9,13% a.m., o que significa um acréscimo de 0,16 ponto percentual. Para saber quais instituições apresentaram alta nas taxas de cheque especial clique aqui.

O orçamento do consumidor continua sofrendo reflexos dos gastos do final do ano e dos compromissos e impostos que vem se apresentando desde janeiro. As taxas de juros voltam a subir e é aconselhável que o consumidor evite qualquer modalidade de crédito. Caso haja débitos pendentes no cartão de crédito ou utilização do limite do cheque especial, comuns nesta época do ano, talvez a melhor saída seja contratar uma linha de crédito mais barata (com taxa de juro mais baixa) e priorizar o pagamento das dívidas.

O levantamento, feito por técnicos da Fundação Procon-SP no dia 2 de fevereiro, envolveu as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar também que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

COPOM

Na primeira reunião deste ano do COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central (ocorrida nos dias 18 e 19 de janeiro), as autoridades monetárias decidiram elevar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, passando de 10,75% para 11,25% ao ano (voltando ao mesmo patamar de março de 2009). As medidas para conter o crédito, anunciadas em dezembro, já começaram a desenhar um novo panorama para as taxas de juros (principalmente dos financiamentos). O impacto da elevação da taxa Selic, por sua vez, também foi sentido pelo mercado financeiro, produzindo elevação das taxas de juros no crédito pessoal.

A piora do cenário inflacionário, negativamente influenciado pela dinâmica dos preços dos alimentos, motivou a decisão do COPOM. A demanda doméstica continua robusta, ainda em função dos estímulos pós-crise, com o crescimento da renda e a expansão do crédito. A velocidade de expansão da demanda não é acompanhada pela oferta. Esse descompasso é visto pelo Banco Central como um risco a ser considerado.

Do Procon-SP