Estudo do Meu Prato Saudável mostra que 92% dos paulistanos têm excesso de gordura

Pesquisa avaliou, no centro da capital paulista, adultos com idade entre 18 e 59 anos

qua, 21/05/2014 - 10h45 | Do Portal do Governo

Um avalição feita com 171 paulistanos mostrou que 92% deles têm excesso de gordura no corpo. A pesquisa foi realizada, em abril, por profissionais do programa Meu Prato Saudável, e avaliou pessoas com idade entre 18 e 59 anos, que passaram pela feira de saúde da Associação Comercial de São Paulo.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Apesar de pontual, o estudo aponta que a população paulista apresenta altas taxas de gordura no corpo. No grupo avaliado, 35% tiveram seus níveis de gordura considerados altos, e 57%, como muito alto. As mulheres apresentaram os maiores índices.

Para os homens, o adequado é manter a taxa de gordura entre 10% e 20%, sendo que 30% já é considerado muito alto. Já às mulheres, o percentual indicado deve ser entre 15% e 25%, e 35% já é muito alto.

Altos níveis de gordura representam risco para a saúde, porque estão entre as causas do aparecimento de doenças como diabetes mellitus, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias, pancreatite, doença hepática gordurosa não alcoólica e câncer, entre outras.

Do Portal do Governo do Estado