Estudo do Meu Pratinho Saudável aponta que 45% das crianças em SP estão acima do peso

De 476 crianças, 19% apresentam excesso de peso e 26% estão obesas

qua, 17/04/2013 - 23h34 | Do Portal do Governo

O Programa Meu Pratinho Saudável descobriu que 45% das crianças paulistas estão com sobrepeso ou obesidade infantil. A pesquisa foi realizada a partir de levantamento com 476 crianças durante mutirões gratuitos em parques, estações de Metrô e escolas da rede estadual de ensino. Todas tinham entre dois e nove anos de idade. Foram avaliados 246 meninos e 230 meninas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O apontamento é feito com base na avaliação nutricional e no cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), que é a relação entre peso e altura. O resultado apresentado, então, diz que do total das crianças avaliadas, 19% apresentavam excesso de peso e 26% (ou um em cada quatro) foram classificados como obesos.

Das meninas avaliadas, 22% estavam com sobrepeso e 24% com índices de obesidade. Já entre os meninos, 16,6% apresentaram excesso de peso e 28% foram considerados obesos. O crescimento da obesidade infantil está diretamente ligado aos hábitos alimentares, associado ao sedentarismo.

O programa Meu Pratinho Saudável é uma parceria do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde. Voltado para crianças de seis meses a dez anos, tem como objetivo a readequação da alimentação, fazendo com que as crianças comam bem e de maneira saudável.

Receitas e mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site.

Do Portal do Governo do Estado