Estudo do InCor aponta redução de internações após Lei Antifumo

Levantamento pioneiro usou como base as internações por doença cardiovascular e por acidente vascular cerebral

seg, 29/08/2016 - 14h01 | Do Portal do Governo

Um estudo pioneiro realizado pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP revelou que multiplicou por três a velocidade com que caíram o número de internações por doença cardiovascular e acidente vascular cerebral após a entrada em vigor da Lei Antifumo no estado de São Paulo, em agosto 2009.

ASSISTA AO VÍDEO: Pneumologista do Instituto do Câncer do Estado alerta sobre riscos do tabaco

O levantamento usou como base as internações por doença cardiovascular e por acidente vascular cerebral ocorridas no SUS antes e depois da Lei Antifumo. De acordo com a pesquisa, no período entre agosto de 2005 e julho de 2009, a queda na taxa de internação por essas doenças era de 1% ao ano. De agosto de 2009 a julho de 2010, essa queda foi três vezes mais rápida, atingindo 3% ao ano.

“São números muito significativos e comprovam a eficácia da Lei Antifumo. A lei teve um impacto significativo na redução dos males causados pelo fumo passivo e também ajudou quem queria parar de fumar. O resultado foi a queda das internações”, afirma a cardiologista Jaqueline Scholz, diretora do ambulatório de tratamento do tabagismo do InCor.

As informações são da Secretaria de Estado da Saúde.

Do Portal do Governo do Estado