Estudo do Iamspe indica que câncer no cérebro é mais frequente em mulheres

Os meningiomas, que são os tumores das meninges, foram os cânceres cerebrais primários mais encontrados nas pacientes

qui, 22/01/2015 - 17h36 | Do Portal do Governo

Estudo realizado pelo Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) indica a predominância de cânceres cerebrais em mulheres. O levantamento foi realizado, entre 2010 e 2012, com 369 pacientes do Serviço de Neurocirurgia do Hospital do Servidor Público Estadual.

Os meningiomas, tumores das meninges, foram os cânceres cerebrais primários mais encontrados. Eles ocorrem principalmente em pacientes entre 40 e 70 anos e são comuns no sexo feminino, com taxa de incidência 2,3 vezes maior em mulheres do que em homens. A maioria dos meningiomas é considerada benigna (92,8%), somente 2,2% são considerados atípicos e 5% são considerados malignos.

Já o segundo tipo histológico mais encontrado foram os gliomas. O estudo mostrou o predomínio de glioblastomas em mulheres, um tumor cuja frequência aumenta com a idade. Maligno, de grau IV, seu caráter infiltrativo e de recrescimento torna difícil o seu tratamento, com baixas taxas de sobrevida (2,2% dos pacientes sobrevivem por mais de três anos após o diagnóstico).

Diante desse quadro, o neurocirurgião e diretor do Serviço de Neurocirurgia do HSPE, José Marcus Rotta, faz uma alerta: “a exposição à radiação ionizante, fatores hormonais, polimorfismos genéticos, diabetes, tabagismo, hipertensão, epilepsia e atopia são considerados fatores de risco”.

Do Portal do Governo do Estado