Estudo do HC mostra eficácia da acupuntura para lombalgia

Técnica milenar chinesa é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde

sex, 23/03/2012 - 12h12 | Do Portal do Governo

A acupuntura, associada ao tratamento médico convencional, ajuda a diminuir a dor lombar crônica, segundo estudo realizado pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina na USP, na capital.

Um grupo de 60 pacientes com lombalgia crônica foi avaliado: 28 deles receberam apenas tratamento convencional – analgésicos, exercícios e realização de posturas corretas para atividades diárias. O restante, 32 pacientes, teve tratamento convencional associado à acupuntura. “Após o término das sessões, verificamos que o grupo que recebeu a acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor”, diz o fisiatra intervencionista João Amadera.

Tanto o público em geral quanto os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) podem ter acesso a um pacote gratuito de seis sessões de acupuntura, realizadas por médicos de diferentes especialidades, como neurologistas e psiquiatras. Para isso, devem apresentar encaminhamento médico que comprove a necessidade desse tipo de terapia. Para mais informações e agendamento, o telefone é (11) 2141-6677.

Do Portal do Governo do Estado de SP.