Estudo da USP aponta que orégano ajuda na diminuição do consumo de sal

Constatação pode ajudar os hipertensos; OMS recomenda a ingestão diária máxima de 5 gramas de sal

ter, 11/11/2014 - 21h40 | Do Portal do Governo

Uma boa notícia para quem adora exagerar no sal: a adição de óregano em massa oferecida em testes feitos com idosos e jovens hipertensos, modificou a preferência por alimentos mais salgados. Os dados foram comprovados por um estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A constatação pode ajudar os hipertensos a diminuírem a quantidade de sal que adicionam na comida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária máxima de cinco gramas de sal. No Brasil, o consumo diário chega a 12 gramas. “Nós conseguimos comprovar cientificamente uma recomendação culinária comum que ouvimos no dia a dia: a de substituir o sal por temperos como orégano ou ervas finas”, comenta a nutricionista Patrícia Teixeira Meirelles Villela, autora da tese de doutorado.

A ideia inicial da pesquisadora era utilizar vários tipos de temperos, como alho, cebola, alecrim e coentro moído, mas os padeiros a convenceram a utilizar apenas o orégano. “Trata-se de um tempero mais comum, e a aceitação seria maior e não interferiria no crescimento e consistência do pão, o que poderia influenciar na escolha dos participantes”.

Sobre a dúvida se uma pessoa é hipertensa porque come muito sal ou se ela come muito sal pois é hipertensa, a nutricionista comenta: “o que se sabemos é que o número de botões presentes nas papilas gustativas [responsáveis pelo reconhecimento do sabor das diferentes substâncias] diminuem conforme a idade”, diz. Outro dado que comprova que os hipertensos consomem mais sal são os exames de urina: foi constatada uma maior excreção de sódio nos grupos dos hipertensos.

Do Portal do Governo do Estado